O desfile dos cavalarianos alusivo à Semana Farroupilha foi cancelado em São Lourenço do Sul durante a reunião preparatória promovida pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, na noite de quinta-feira (13). A decisão foi unânime. A Administração Municipal e aproximadamente 100 pessoas, entre elas representantes do CTG Sepé Tiarajú, CTG Galpão da Peonada, CTG Sentinela da Armada, Brigada Militar, Núcleo de Cavalos Crioulos, entidades, piquetes e veterinários, optaram pela não realização do evento devido às medidas de controle e defesa sanitária para impedir a disseminação do Mormo.
Durante a atividade, o técnico agrícola da Inspetoria Estadual em São Lourenço do Sul, Paulo Cesar Gonçalves de Gonçalves, e o médico veterinário da Inspetoria Estadual de Camaquã, Hilsom Ricardo dos Santos, apresentaram um parecer técnico sobre a doença e explicaram as medidas que teriam que ser tomadas para a realização do desfile, como a apresentação de um laudo negativo da doença para todos os equinos que participassem da atividade, além da vacina. Como a doença é grave, não tem cura, e pode ser transmitida aos humanos, os presentes optaram pelo cancelamento do desfile, considerando que mesmo que essas medidas fossem tomadas, seria impossível fazer uma fiscalização, já que o evento ocorre em espaço aberto.
A doença do Mormo foi detectada pela primeira vez no município de Rolante, em junho, e atualmente 11 casos encontram-se em análise no estado. A doença é infecciosa, atinge os equinos e pode ser transmitida para o ser humano. Quando o animal é diagnosticado com a doença, precisa ser sacrificado. Nos humanos, a enfermidade também leva a morte. Piratini, Dom Pedrito e Júlio de Castilhos também cancelaram os desfiles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário