sábado, 22 de agosto de 2015

São Lourenço do Sul trabalha para diversificar produção e incentivar agroindústrias

Aproximadamente 40% dos lourencianos vivem na zona rural do município e têm no setor primário sua principal fonte de renda. Ampliar as possibilidades de projetos na área da agricultura familiar, diversificar a produção e incentivar a instalação de agroindústrias têm sido prioridades da Prefeitura de São Lourenço do Sul em iniciativas visando o desenvolvimento rural. Integrando estas ações, o vice-prefeito Gilmar Lüdtke recebeu a visita da representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Christianne Delinzone na manhã de quinta-feira (20). O técnico em produção econômica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Marcinei Tessman, também acompanhou a reunião.

A atividade teve como pauta as possibilidades de novos projetos e recursos disponíveis no Ministério do Desenvolvimento Agrário direcionados a investimentos em agroindústrias e programas de produção de alimentos na área da agricultura familiar, focados na implantação de lavouras de frutíferas, como uvas, pêssego, figo, goiaba, maçã e cítricas. 

Durante a semana, uma comitiva formada pelo vice-prefeito Gilmar Lüdtke, o vice-presidente da Cresol, Sidnei Hall, o coordenador da Fetraf, Tiago Klug, e o técnico em produção econômica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Marcinei Tessman, estiveram na Serra Gaúcha visitando propriedades rurais e agroindústrias voltadas a produção de sucos e geléias.

Segundo o vice-prefeito Gilmar Lüdtke, a iniciativa tem como objetivo a troca de experiências e o conhecimento de cases de sucesso visando a instalação de agroindústrias e a produção de frutas em São Lourenço do Sul. “A região da Serra Gaúcha é muito desenvolvida, com uma das maiores rendas per capita do estado. Muitas iniciativas nessa área servem de exemplo e inspiração para desenvolvermos projetos em São Lourenço do Sul” – afirma.

Foto: Guilherme Kruger/DECOM

Lüdtke afirma que durante as agendas percebeu a necessidade de investir em assistência técnica para os agricultores, que também precisam de investimento nas suas lavouras, e de captar recursos para trazer projetos e incentivar a instalação de agroindústrias, valorizando a mão de obra e a produção local. “Queremos inverter o que acontece hoje. Os lourencianos hoje consomem uma grande quantidade de alimentos como frangos, embutidos e bebidas produzidos na Serra. Queremos incentivar a produção e a industrialização no município, promovendo o emprego e renda para o nosso povo, e então comercializar os produtos para outras regiões” – destaca.

Em junho, 20 agricultores lourencianos foram beneficiados com 20 mil enxertos de uva, adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, conta ainda com assistência técnica e orientação especializada. A iniciativa prevê ainda a instalação de suqueiras e equipamentos para agroindustrialização. A ação conta com o apoio da Cooperativa de Crédito Rural e Comércio de Interação Solidar (CRESOL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF), Centro de Apoio ao pequeno Agricultor (CAPA) e Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul (COOPAR).
Departamento de Comunicação (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário