A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no sábado (15) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida popularmente como “campanha da gotinha”, e a Campanha da Multivacinação, para atualização do esquema viral. As unidades básicas de saúde (UBS) estarão abertas das 09 às 16 horas, na zona rural, e das 09 às 17 horas na zona urbana. A campanha encerra no dia 31 de agosto.
O grupo alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças de seis meses a menores de 5 anos. Já o grupo alvo da campanha de multivacinação para atualização do esquema vacinal são as crianças de até cinco anos de idade. O objetivo do município é vacinar 1.898 crianças para que as coberturas vacinais se mantenham elevadas e homogêneas.
Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental dar continuidade às campanhas de vacinação para evitar a reintrodução do vírus, uma vez que ele ainda circula em alguns países. O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1990. O resultado foi possível devido à estratégia de vacinação adotada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacina contra a poliomielite é bem aceita pela população e possibilita a imunização também dos contatos das pessoas vacinadas, em razão da disseminação deste vírus no ambiente, viabilizando a eliminação da doença. É de suma importância a apresentação da Caderneta de Vacinação para que a criança seja imunizada. (DECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário