sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Voto por um Sul independente será neste sábado

Moradores dos três estados do Sul do Brasil poderão votar neste sábado (1º) para responder se desejam ou não que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se tornem um país independente. A estimativa é de que aproximadamente um milhão de eleitores - o equivalente a 5% do total - participem da Consulta Popular, que não possui validade legal. A expectativa do comando do Movimento O Sul é o Meu País é de que até domingo o resultado seja conhecido.

“É uma votação inédita em toda a história do Brasil”, destaca a superintendente do Movimento no Rio Grande do Sul, Anídria Rocha. “Queremos demonstrar o porquê não estamos satisfeitos.” E entre os vários argumentos defendidos, há exatos 24 anos, dois se destacam: o econômico e o político. E o embasamento está alicerçado em um grande objetivo: ganhar autonomia e melhores condições à tomada de decisões nesta nova nação que poderia ser criada no futuro - ressaltam.

Em 2015, por exemplo, gaúchos, catarinenses e paranaenses pagaram R$ 167 bilhões em impostos, mas apenas 20% - R$ 34 bilhões - voltaram para aplicação na Região Sul. “A riqueza fica concentrada em Brasília, mas é essencial que a gente possa administrar o que produzimos.” No quesito de representatividade política, os integrantes de O Sul é o Meu País reforçam o tom das reclamações, ao traçar paralelo, principalmente, com as regiões Norte e Nordeste que, juntas, abocanham quase 60% das cadeiras do Senado Federal.

Na região
Pelo menos cinco cidades da Zona Sul contarão com urnas, além das instaladas em Pelotas. A possibilidade de dizer Sim ou Não à separação do Sul do restante do Brasil também estará disponível às comunidades de Arroio de Padre, Turuçu, São Lourenço do Sul, Rio Grande e São José do Norte. A estimativa é de que cerca 2,5 mil urnas, para votação em papel, sejam espalhadas pelos três estados; quase mil no Rio Grande do Sul.

Daqui para frente
Uma declaração pública deve ser encaminhada ao Congresso Nacional com o resultado da Consulta Popular. Conforme o número de participantes e da posição expressa pela sociedade sulista, a intenção do Movimento é buscar registro junto à Organização das Nações e Povos Não Representados (Unpo), onde estão agrupadas lideranças que também reivindicam a emancipação de seus territórios. O contato com outros órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), desponta entre encaminhamentos a serem adotados daqui para frente.

Horário da consulta: das 9h às 17h

Quem pode participar? Qualquer cidadão com pelo menos 16 anos de idade e eleitor de um dos três estados, ainda que não esteja no município em que vota. A participação não é obrigatória.

Documentação: Não é necessário apresentar documento de identidade.

Por precaução: Um kit de segurança será utilizado para dar credibilidade ao processo. Um pequeno pingo de tinta - com possibilidade de ser checado por horas - será aplicado em um dos dedos do eleitor, para permitir a verificação de que não votará em mais de uma urna.

Mais informações: acesse os sites www.sullivre.org e www.plebisul.org.ww

Locais de votação em SLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário