sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Projeto de dragagem do rio São Lourenço é tema de reunião no Badesul

O prefeito em exercício, Gilmar Lüdtke, participou na quarta-feira (14), de uma reunião visando agilizar a liberação de recursos para projeto de dragagem do rio São Lourenço, no Badesul Desenvolvimento. A iniciativa prevê um financiamento no valor de R$ 3 milhões para a realização das etapas do projeto. Também estiveram presentes o deputado estadual Zé Nunes e o secretário municipal da Fazenda, Luiz Carlos Vargas. Na ocasião, foram recebidos pela superintendente do setor público do Badesul, Márcia Santana e pela analista financeira, Alessandra Menegassi. 

Vargas explica que o Badesul já reservou o valor destinado ao município e o que projeto passará por uma avaliação na Secretaria do Tesouro Nacional, para a posterior liberação do recurso. O processo de dragagem busca desassorear o rio São Lourenço, em diversos pontos indicados pela batimetria realizada no primeiro semestre de 2016 pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).
Integrando as ações desenvolvidas pela Prefeitura visando a prevenção de cheias no rio São Lourenço, foi definida em um amplo debate com a comunidade a execução de projetos técnicos e estudos priorizando as bacias de contenção, medida de longo prazo, como alternativa mais viável para amenizar o problema. Diversas reuniões foram realizadas nos últimos meses com os moradores das regiões mais atingidas, para discutir uma solução.

Além disso, desde o mês passado, São Lourenço do Sul conta com uma moderna plataforma de coleta de dados junto ao rio São Lourenço. O equipamento está instalado junto à ponte de acesso ao camping e compreende um radar que mede o nível de água naquele ponto, um pluviômetro e uma câmera fotográfica que registra imagens do rio a cada uma hora. Quando o nível do rio subir ou estiver chovendo, a câmera registra imagens com intervalo de até um minuto, inclusive à noite. O equipamento foi adquirido através de um convênio entre a Prefeitura – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que monitora os dados coletados pela nova plataforma, emitindo alertas para o município.

Os dados coletados pela plataforma podem ser acessados no site www.cemaden.gov.br, no banner “Mapa Interativo – Rede Observacional”, selecionando a opção “Estações”, em seguida “Estações Hidrológicas” e clicando em São Lourenço do Sul no mapa. No site é possível acessar o histórico da precipitação pluviométrica, o acumulado para o período, o nível do rio e fotos atualizadas do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário