quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Desfile Farroupilha reúne centenas de cavalarianos em São Lourenço do Sul

A terça-feira (20), dia de comemoração à Revolução Farroupilha, foi marcado pela realização do tradicional Desfile de Cavalarianos que reuniu Centros de Tradições Gaúchas, piquetes e entidades representativas pelas ruas centrais do município. Com a participação de mais de 500 cavalarianos, o desfile teve como tema a república das carretas. 
Foto: Ricardo Mattos/Especial

O desfile iniciou com o carregamento da bandeira do Brasil, pelo CTG Sepé Tiarajú; Rio Grande do Sul, pelo CTG Galpão da Peonada e São Lourenço do Sul, pelo DTG Amigos da Querência. O desfile foi uma realização da Comissão Organizadora composta pela Coordenadoria Municipal de Cultura, Brigada Militar, CTG Sepé Tiarajú e CTG Galpão da Peonada. 

Conheça um pouco mais dos grupos que participaram do desfile:

CTG Sepé Tiarajú – Fundado em 19 de abril de 1953, o CTG se destaca na  parte campeira, através da realização de rodeios e cavalgadas, além das invernadas  artísticas que  contribuem para o resgate cultural da dança e fortalecimento  dos laços familiares e integração entre as gerações.
CTG Galpão da Peonada – Fundado em 23 de março de 1986, com o lema “A  união dos operários com as tradições gaúchas”, possui atualmente uma ampla sede própria onde recebe os sócios e simpatizantes para jantares, reuniões  e fandangos.
Piquete Tiro de Laço – As atividades do piquete iniciaram no dia 24 de novembro de 2012,  a partir da  iniciativa da prática do tiro de laço em vaca mecânica. Reunindo amigos e praticantes, foi fundado o piquete que participa de atividades gaúchas e atuam na valorização da tradição gaúcha.
Piquete Elo dos Pampas – O Piquete surgiu a partir de amigos que se reuniam com o objetivo de preservar as tradições gaúchas. Apaixonados pela cultura rio-grandense mantêm na escolha do nome o significado da amizade e o orgulho de ser gaúcho.
Piquete Pelego Preto – Fundado em 2012, o piquete surgiu da necessidade da criação de um espaço para a integração entre as famílias. Possui como principal objetivo, manter um legado as futuras gerações sobre a preservação das tradições e o enaltecimento da história e da cultura rio-grandense.
Piquete Fazenda Santa Ana – O piquete foi fundado no mês de agosto de 2016, por Ana Claudia Pereira e Ana Helena Pereira e representa a Fazenda Santa Ana, situada a 12km de Pedras Altas, cidade  do castelo do Dr. Joaquim Francisco de Assis Brasil.
Piquete Palanque dos Gaudérios – Fundado no dia 10 de fevereiro de 2010, o piquete é formado por um grupo de amigos da localidade de Sesmaria e região, que são apaixonados por cavalos. A sede do piquete fica na propriedade de Aldair Venzke e conta atualmente com 52 integrantes.
Piquete Homens de Preto – Criado em 2005 e fundado por Divino Peres, o piquete atua no cultivo às tradições gaúchas e o homenageia seu fundador ginete e laçador.
Piquete Santa Isabel – Fundado no dia 10 de agosto de 2013, o piquete conta atualmente com 53 integrantes da localidade de Santa Isabel. Promovendo a integração, o piquete conta com a partição de gaúchos, prendas e crianças.
Piquete Bom Jesus – Fundado no ano de 2007 por um grupo de moradores da localidade de Bom Jesus I, o piquete possui o objetivo de preservar as tradições gaúchas, tendo como padrinho, Jairo Karow.
Piquete os Mateadores – O piquete foi criado no ano de 2011 e reúne moradores da localidade de São João da Reserva e região. O nome surgiu numa roda de chimarrão junto à vontade de se criar um piquete para o fortalecimento das tradições gaúchas.
Piquete tradicionalista Sangue Farrapo – Fundado no dia 20 de julho de 2012 no Galpão do Cantão, o piquete agrega valores como amizade, família e dedicação. No desfile de cavalarianos de 2016, o piquete homenageou os antigos Maragatos.
Piquete Laços de Amizade – Fundado em 11 de fevereiro de 2006, o piquete possui sede no 5º distrito de São Lourenço do Sul na localidade do Sítio. Reunindo amantes da cultura gaúcha,  o  piquete cultiva a tradição e  laça amizades.
Piquete Guerreiros do Sul – Fundado no dia 21 de outubro de 2014. Com cerca de 15 integrantes, o piquete reúne amigos apaixonados pelas tradições gaúchas e  preserva a amizade e alegria. Tem como patrão Rui Gilberto Kneid.
Piquete Alma Gaúcha – Criado em maio de 2015 com sede em Pelotas, o piquete conta com a participação de 23 integrantes que mantém a alma gaúcha.
Piquete Reculuta – Formado por familiares, o piquete tem como tema “Uma terra para amar, uma história para cultivar e um povo para se orgulhar”, o piquete preserva os costumes gaúchos e o amor ao estado do Rio Grande do Sul.
Piquete Fazenda do Carahá - Fundado no ano de 1986, numa reunião galponeira na Fazenda Carahá de propriedade da família Vieira. Reunindo amigos com o objetivo de cultivar as tradições gaúchas e fortalecer as amizades, o piquete participa há mais de 30 anos do Desfile Farroupilha.
Piquete Passo dos Baios - Com mais de 25 anos de atuação, o piquete é coordenado por Fernando Franz e mantém a participação de fieis cavalarianos que demonstram bravura e a paixão pelos costumes e a tradição gaúcha.
Piquete Campo à Fora – Fundado por Miguel Vieira, Lucas Porepp e Charles de Almeida, o piquete tem por objetivo cultivar as tradições e mantém sua sede no Sítio Vitória. 
Piquete Chama Crioula - Fundado em 2004 por um grupo de amigos que amam o tradicionalismo e a cultura farroupilha, o piquete mantém a cultura e o tradicionalismo, a chama da tradição e a recordação dos peões e amigos que já passaram pelo piquete e deixaram ensinamentos valiosos.
Piquete Chico Carancho - O piquete foi fundado em homenagem a Francisco Pereira, nascido em 1913, no 3º Distrito de São Lourenço do Sul. Descendente de índios guaranis, desde cedo começou na lida campeira na  costa  do Camaquã. Em setembro de 2008, o idealizador Fábio Rosito Pereira, neto de Chico Carancho, junto com toda a família fundou o piquete em homenagem ao avô, Francisco Pereira que faleceu no ano de 1972.
Piquete Repontando a Tradição - Fundado no ano de 2012 por familiares e amigos que gostam da lida campeira, o piquete reúne prendas e peões com o objetivo de preservar as tradições gaúchas e promover a integração através da cultura rio-grandense.
Invernada dente de leite CTG Sepé Tiarajú - A invernada dente de leite do CTG Sepé Tiarajú nasceu com o propósito de incentivar as crianças desde pequenas a seguirem com as tradições gaúchas. Atualmente é composta por 21 pequenos artistas e tem como posteira, Jucele Freitas.

Com Informações de: Fernanda Klasen Orestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário