quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

Começou na segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 em São Lourenço do Sul. A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação, oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo PNI; melhorar as coberturas vacinais, contribuir na redução da incidência de doenças imunopreviníveis e manter eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreviníveis.

Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos e crianças e adolescentes de nove a 15 anos incompletos, mas a vacinação será realizada de forma seletiva. Como ocorreram mudanças na vacinação contra a poliomielite (que antes era trivalente e passa a ser bivalente) e contra o HPV, apenas as crianças e adolescentes que não tiverem o esquema completo receberão a imunização. No caso da vacina contra a poliomielite, a popular “gotinha”, com o novo calendário de vacinação serão imunizadas crianças com um ano e três meses e quatro anos completos. 

Como desde novembro o município estava sem receber as doses da vacina contra a poliomielite, iniciativa do Ministério da Saúde e a nível mundial para realizar a transição entre os calendários, crianças que completaram essa idade neste período podem ter ficado sem receber a vacina e precisam ser imunizadas. Portanto, é importante que todas as crianças menores de 5 anos sejam levadas à Unidade de Saúde para que tenham sua Caderneta de vacinação avaliada. 

Outras vacinas também estarão disponíveis. No sábado (24) acontece o Dia D da Multivacinação, com todas as UBS da cidade e do interior abertas. No dia D e durante a semana, as UBS da cidade estão abertas das 08 às 17h e no interior das 09 às 16h. É fundamental a apresentação do cartão de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário