quinta-feira, 5 de maio de 2016

Prefeitura incentiva a abertura e regularização de negócios em São Lourenço do Sul

O projeto de implantação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em parceria com o Sebrae em São Lourenço do Sul começou no mês de dezembro. A iniciativa conta com o um posto de atendimento da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) para protocolação de documentos empresariais.

O prefeito Daniel Raupp assinou em novembro de 2015 um convênio junto a Jucergs que possibilitou ao município de São Lourenço do Sul, a instalação de um posto de atendimento na Sala do Empreendedor. Os documentos são encaminhados diretamente a sede da Jucergs em Porto Alegre. Poucos municípios da região contam com a Redesim. Além de São Lourenço do Sul, os municípios de Camaquã e Tapes também realizam o procedimento. A atividade exercida em São Lourenço do Sul tem servido de base para os municípios vizinhos, conforme explica a secretária adjunta de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC), Dóris Klasen. 

Dóris explica que a iniciativa possibilitou aos empreendedores e contadores agilizar seus processos de abertura e alteração empresarial junto a Redesim e o posto de atendimento da Jucergs em um único local. Dóris relata que anteriormente os procedimentos eram feitos na Secretaria Municipal da Fazenda. Após a instalação da Redesim, a regularização e a emissão dos alvarás do negócio passaram a ser realizadas na Sala do Empreendedor. Dóris salienta que o processo de baixa de empresas é feito na Secretaria Municipal da Fazenda, no Setor de Fiscalização. 

Até a sexta-feira (06), é comemorada a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) em todo o Brasil. Em alusão a data, a SMTIC – Sala do Empreendedor realiza um mutirão de regularização de empreendedores junto ao município. “São mais de 40 procedimentos, ou seja, mais 40 novas empresas em dia com os processos burocráticos legais no município” – afirma. 

O estimulo ao empreendedorismo é valorizado em São Lourenço do Sul. Desde o início do ano, a Sala do Empreendedor já realizou mais de 400 atendimentos aos microempreendedores; 51 consultas de viabilidade respondidas via Redesim; 33 processos encaminhados para a Junta Comercial; 120 atendimentos de empreendedores junto ao Banco do Povo; e 26 alvarás emitidos, desde o mês de abril. Nesta quarta-feira (04), uma técnica do SEBRAE realizou atendimentos gratuitos de assessoria aos MEI na Sala do Empreendedor. O objetivo é que os atendimentos aconteçam quinzenalmente.  A Sala do Empreendedor conta com um total de quatro funcionárias para atender a comunidade lourenciana.

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