quarta-feira, 18 de maio de 2016

São Lourenço do Sul conta com dois museus abertos a visitação

Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Em São Lourenço do Sul, a história é preservada no Museu Histórico Municipal, localizado junto à Coordenadoria Municipal de Cultura, e a Casa Hartmeister, na localidade de Bom Jesus.

O Museu Histórico Municipal, instalado na Rua XV de Novembro, 302, foi inaugurado junto à criação do Centro de Cultura Lourenciana em 1984, ano em que foi comemorado o centenário da cidade. O espaço conta com um acervo variado, com sala de exposição e reserva técnica. È possível conhecer o desenvolvimento do comércio, a medicina, a evolução dos processos fotográficos, objetos de uso próprio, entre outros aspectos da história do município. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. O agendamento de visitas pode ser realizado pelo fone (53)3251-9573.

O município mantém convênio com a Casa Hartmeister, no 2º Distrito, cedendo um estagiário para atuar junto ao museu. As visitas podem ser agendadas (53)3611-6035. No espaço, estão disponíveis objetos pessoais, livros e instrumentos utilizados no atendimento às pessoas que procuravam assistência médica. O convênio com a Casa Hartmeister é possível graças à Lei 3.178/2010 que autoriza o município a criar programas de incentivo a criação de bibliotecas e museus comunitários de caráter educacional, cultural e histórico.

Casa da Imigração
O primeiro Museu criado no Município de São Lourenço foi o de “Documentos e Relíquias da Colonização”, inaugurado no dia 28 de janeiro de 1940, tendo como sede a casa da administração colonial, de Rheingantz, na Coxilha do Barão, 6º distrito.
A casa foi erguida e se serviu de moradia a Jacob Rheigantz, fundador da Colônia de São Lourenço (1858) – embrião do atual município e centro inicial e irradiador da presença pomerana e alemã na região. Também foi criado, em abril de 2008, o Instituto Cultural Educacional Casa da Imigração (ICECI).
Juntamente com os líderes da Cidade e da Colônia de São Lourenço, começaram os preparativos para perpetuar naquele Museu – que teria como sede a casa de Rheingantz, restaurada – tudo o que se referia aos anos difíceis da colonização. Documentos, louças, armas, ferramentas, objetos de uso pessoal, moedas, roupas fotografias, jornais, livros, medalhas, lindos níveis, antigos instrumentos de lavoura e de construção enfim, tudo o que os imigrantes ou seus descendentes fizeram e usaram, contando a vida dos antepassados, seus filhos e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário