quarta-feira, 18 de maio de 2016

SPH começa procedimentos preparatórios para batimetria do rio São Lourenço

Começaram na quarta-feira (18), os procedimentos preparatórios para a realização da batimetria na extensão do rio São Lourenço. Pela manhã, o técnico em hidrologia da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) José Maurílio esteve executando o levantamento altimétrico do marco localizado na Secretaria Municipal de Saúde em relação à ponte de acesso ao Camping Municipal. O técnico foi acompanhado pelo assessor de serviços externos da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU), Valmir Longaray.

Foto: Henrique Jalil
O levantamento altimétrico consiste em determinar as diferenças de nível entre pontos do terreno, assim como o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido – referência de nível – para os pontos nivelados.

Batimetria consiste na medição da profundidade de uma massa de água, possibilitando um mapeamento representado por curvas batimétricas que indicam os perfis de áreas submersas. Através deste método, a Prefeitura poderá identificar locais onde se depositam os materiais sólidos que formam o assoreamento, para então desenvolver os encaminhamentos para a limpeza do corpo hídrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário