quarta-feira, 25 de maio de 2016

Parceria entre a Prefeitura e a Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara continuará formando cidadãos através da arte

Em reunião realizada na quarta-feira (25), na Coordenadoria Municipal de Cultura, a coordenadora municipal de Cultura Joice Kaul, a presidente da Associação Amigos da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara (BMMLCC), Carol Colvara e o maestro regente, Hassan Jalil debateram o Projeto “Formando cidadãos através da arte”. Para dar continuidade à iniciativa que tem possibilitado o contato com a música para crianças e jovens lourencianos, o prefeito Daniel Raupp encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei com a proposta de um aditivo no convênio firmado entre a Prefeitura e a BMLCC, aprovado pelo Legislativo na segunda-feira (23).

O maestro regente, Hassan Jalil explica que além da teoria musical, o projeto desenvolvido através de uma parceria entre a BMLCC e a Prefeitura promove a formação dos cidadãos através da arte. “Trabalhamos com o desenvolvimento de habilidades para que a criança aprenda a conviver em sociedade. A banda tem o papel de transformar vidas. Integrar o corpo musical ou coreográfico da banda requer toda uma aprendizagem das questões de marcha, postura, disciplina e compromisso e dedicação para aprender o instrumento” – explica. Ele afirma que em 2014, eram atendidas cerca de 40 crianças e, atualmente o projeto conta com mais de 100 integrantes. “Buscamos formas de incluir crianças a partir dos seis anos e através da criação da escolinha da banda obtivemos essa oportunidade” – afirma.

As crianças recebem uma dedicação integral por parte dos oficineiros. “Além do instrumento para que a criança possa iniciar o aprendizado prático, tem também a questão da  impressão das partituras e a criação de arranjos que são feitos para  todos  os integrantes do projeto” – comenta Jalil.

Através do projeto desenvolvido com as crianças, a banda oferece o encaminhamento para a banda sênior (adulto).  Jalil explica que as crianças que demonstram um maior compromisso e dedicação são encaminhadas para a banda sênior. Ele afirma que um dos instrumentos mais difíceis de serem tocados é o clarinete.  Atualmente, o projeto conta com três alunos que estão aprendendo o instrumento e que devido a dedicação, eles já integram o corpo sênior da banda, mesmo não tendo idade para participar da categoria adulta.

A presidente da associação, Carol Colvara, relata a satisfação da continuidade do projeto, garantida através do aditivo no convênio. “Tem toda uma questão de envolvimento, a banda é como uma família e toda a dedicação é valorizada e observada por todos os oficineiros da banda” – destaca. 

O projeto conta com os seguintes oficineiros: Juliano Garcia, que auxilia na aprendizagem do saxofone; Rafael Bueno, instrumentos dos metais; Edinara Ferreira, que cuida da coreografia; Hassan Jalil, o maestro regente e diretor artístico; e a presidente Carol Colvara. O ingresso na banda é simples e sem custos. A iniciativa busca divulgar para a comunidade lourenciana a música e todas as suas potencialidades.

A coordenadora municipal de Cultura, Joice Kaul destaca a importância do projeto na divulgação cultural. “A Administração Municipal incentiva e auxilia as atividades de  cunho cultural que promovem a inclusão  social dos jovens e adolescentes. A iniciativa  possibilita que a própria associação seja gestora de suas atividades” – afirma Joice.

Para ingressar na BMMLCC basta entrar em contato pela página no Facebook com o mesmo nome da banda; ou pelos telefones (53) 84113566 – Hassan Jalil; ou (53) 91386734 – Carol Colvara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário