sexta-feira, 27 de maio de 2016

Superintendência de Portos e Hidrovias conclui batimetria do rio São Lourenço

A batimetria do rio São Lourenço, realizada pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) foi concluída na manhã de quinta-feira (26). O procedimento consiste na medição da profundidade de uma massa de água, possibilitando um mapeamento representado por curvas batimétricas que indicam os perfis de áreas submersas. A batimetria é fundamental para basear atividades de desassoreamento e limpeza do corpo hídrico.

O engenheiro civil, Álvaro Mello, o chefe da Divisão de Estudos e Projetos (DEP) da SPH, também foi realizado o levantamento altimétrico, para encontrar a cota de profundidade ideal do rio São Lourenço. “A batimetria foi feita, detectamos que realmente há problemas. Vai acumulando material onde provavelmente sejam os gargalos” – afirma.

Mello conta que a batimetria foi realizada na extensão do rio São Lourenço que compreende a zona urbana. “Nós coletamos os dados brutos em campo, a partir de então essa determinação de cota é a redução, se está um número acima de x, eu tenho que tirar o que sobre de água. Eu edito os dados, e com estes dados editados eu consigo calcular um volume, o quanto precisa tirar e detecto os locais” – explica. Mello afirma que a previsão de retorno das informações à Prefeitura é na quarta-feira (1º).

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) começou a batimetria na quarta-feira (25). O procedimento foi executado pelo engenheiro civil da SPH Álvaro Mello e o topógrafo José Maurílio em um barco da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Amilton Neutzling, o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, José Henrique Azevedo, e o assessor de serviços externos da SMOU, Valmir Longaray acompanham o procedimento. (Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário