sábado, 28 de maio de 2016

Varejo gaúcho registra queda dos postos de trabalho em março

O saldo de postos de trabalho no varejo gaúcho, em março deste ano, registrou uma queda de 1.490 postos de trabalho, contrastando com o mesmo mês de 2015, quando ocorreu um indicador positivo de 1.216 contratações. Isso é o que demonstra a análise mensal da conjuntura econômica realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS. 

Na avaliação do presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, esse resultado é mais um reflexo direto da elevação do ICMS como fator inibidor do consumo no estado. Segundo ele, março é um período em que os lojistas recontratam funcionários após as férias de verão, algo que não ocorreu em 2016. 

- A alta dos impostos estaduais, aliada a crise econômica e política que o país vivia em março, levou os empresários do comércio a serem mais conservadores, tendo em vista a falta de confiança da população, e, também, a própria falta de recursos para comprar. São fatores que acabam por se refletir na empregabilidade do varejo - aponta Vitor Koch.

Os municípios onde ocorreu a maior concentração de desligamentos de colaboradores situam-se no Litoral Norte gaúcho, tendo em vista o final do período de veraneio no estado. Desta forma, cidades como Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí e Torres lideraram os indicadores de demissões no mês de março.

Em relação as contratações para o varejo, o destaque ficou para os municípios de base agrícola, como Bagé e Uruguaiana. Em março, 261 cidades gaúchas registraram estabilidade ou alta no emprego varejista, enquanto 229 tiveram queda. 

A notícia positiva de março é que o Rio Grande do Sul teve um saldo positivo de 4.803 postos de trabalho, contabilizando todos os segmentos econômicos, o que mostra a continuidade da lenta recuperação sazonal do mercado de emprego iniciada em fevereiro deste ano, quando as contratações superam as demissões em 6.070.

Os municípios de base econômica fumageira, como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, e as cidades que tem a força de sua economia no agronegócio foram as que mais contrataram trabalhadores em março. No total, 369 municípios gaúchos tiveram saldo positivo ou neutro no emprego de março de 2016, diante de 128 com queda de empregabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário