quarta-feira, 4 de maio de 2016

Segue em ritmo intenso a revitalização da Praça Central Dedê Serpa

Para ampliar os espaços gratuitos de lazer e entretenimento, a Prefeitura tem investido na revitalização da Praça Central Dedê Serpa. O objetivo é transformar a praça em um espaço mais atrativo para que as famílias, grupos de amigos e casais usufruam desse ambiente durante os finais de semana e as horas vagas. As obras que começaram em fevereiro seguem em ritmo intenso no local.

A drenagem pluvial já foi concluída. A empresa vencedora da licitação, Tratare Construções LTDA, trabalha na execução da pavimentação com blocos de concreto e na rede elétrica para a instalação de 64 luminárias. Na próxima semana, devem chegar o mobiliário urbano e os equipamentos de ginástica que serão instalados na praça. O espaço receberá 38 bancos, dois conjuntos de mesa com tabuleiro, 15 lixeiras e 12 equipamentos de ginástica para academia ao ar livre. Também deve iniciar na semana que vem a recuperação dos brinquedos da área de recreação.


No início da semana, cerca de 80% das intervenções no Chafariz Octaviano Luiz Pereira, que será totalmente recuperado, já foram concluídas. Restam ainda a instalação do comando elétrico e de automação, som e luz. Um dos principais atrativos da Praça Central Dedê Serpa, o chafariz funcionará nos finais de semana, durante a noite, com um show de águas, som e luz.

Concluído em 1971, o chafariz havia sido desativado devido ao deterioramento dos encanamentos e do sistema sonoro. Com a Praça Central Dedê Serpa revitalizada e o chafariz funcionando, a Prefeitura também pretende resgatar as memórias dos lourencianos que conheceram o espaço no seu auge, promovendo uma cultura de convivência entre todas as faixas etárias.

A memória paisagística da praça também será resgatada, com o plantio de árvores nativas e roseiras e azaleias, substituindo as espécies exóticas. O plantio contará com o acompanhamento da bióloga da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama), assim como a remoção das espécies exóticas realizada em março. A arquiteta da Seplama, Rita Marimon, afirma que mais árvores e flores podem ser plantadas caso seja necessário, pois o município dispõe de alguns exemplares no Horto.
Fotos: Guilherme Krüger/DECOM

A Prefeitura investe R$ 848.848,58 (oitocentos e quarenta e oito mil oitocentos e quarenta e oito reais e cinquenta e oito centavos), recursos próprios, nas obras de revitalização. Também estão previstas a recuperação dos sanitários e um abrigo de ônibus e o ponto de transbordo do transporte coletivo urbano será instalado em outro local.

Nos últimos anos a Prefeitura tem investindo na qualificação dos espaços públicos, com um olhar especial para a Praça Central Dedê Serpa. O local recebeu uma pista de skate que atrai os jovens para a prática de esportes no local, assim como a implantação do Programa Conecta São Lourenço, com mais de 750 usuários cadastrados para o acesso gratuito a internet wifi nos arredores da praça. O espaço conta com área de recreação infantil, equipamentos de ginástica e um largo de eventos, que recebe atividades variadas durante os finais de semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário