quinta-feira, 5 de maio de 2016

Assembleia aprova audiência para discutir proibição da pesca do bagre e da tainha

A proibição da pesca do bagre e a ameaça de proibição da pesca da tainha no estuário da Lagoa dos Patos será tema de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. A proposta, aprovada nesta quinta-feira (5), é de autoria dos deputados Zé Nunes e Miriam Marroni (PT). Esta pauta também foi aprovada na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
“Sabemos da importância do bagre como recurso econômico para a pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, pois complementa a renda obtida com as demais safras que sustentam as comunidades. Porém, estamos buscando que novos estudos sejam feitos para confirmar a situação de extinção desta espécie, já que os existentes são antigos. Nossa sugestão é que enquanto não se tem os novos resultados, os pescadores possam continuar com a pesca artesanal. Precisamos achar uma alternativa que combine a preservação do bagre e que pense na questão social do pescador”, explicou Zé Nunes.

Devem participar do debate será realizado no município de Rio Grande, as seguintes entidades:  Fórum da Lagoa dos Patos, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria Desenvolvimento Agrário – SDR, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, FEPAM,Ministério Meio Ambiente – MMA, IBAMA, PATRAN, Fundação Zoobotânica, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Colônias de Pescadores (Z1 - Rio Grande; Z2 - São José do Norte; Z3 – Pelotas e Z8 - São Lourenço do Sul), Cooperativas de Pescadores, Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos Municípios de São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, FETAG, FETRAF-SUL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário