segunda-feira, 20 de julho de 2015

Prefeitura organiza central de operações junto à Comunidade Católica Nossa Senhora Medianeira

Desde a madrugada de domingo (19), fortes chuvas atingiram São Lourenço do Sul. Em medição realizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil às 14 horas de segunda-feira (20), no pluviômetro instalado no Horto Municipal, foram registrados 83,2mm nas últimas 24 horas e 197,4mm nas últimas 96 horas, ultrapassando neste período a média prevista para o mês de julho pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de 159mm. Desde o ínicio do mês já foram registrados 246mm. Sob a coordenação do Gabinete do Prefeito, a Administração Municipal continua monitorando a situação e organizou uma central de operações junto à Comunidade Católica Nossa Senhora Medianeira.


Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU), que monitora o nível do Rio São Lourenço, a situação se estabilizou e a água vem baixando. Durante a madrugada, o rio transbordou alagando algumas ruas em áreas mais baixas, como a região próxima ao Bar da Guetti. No momento, seis pessoas foram deslocadas para o abrigo na Comunidade Católica Nossa Senhora Medianeira.

Fotos: Diego Freitas/DECOM

A SMOU também atua em alguns pontos de alagamento visando amenizar o problema, com o auxílio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Os investimentos em drenagem realizados pela Prefeitura, que ultrapassam R$ 500 mil na aquisição de encanamento, além de um caminhão hidrojateador e uma retroescavadeira, aliados a limpeza constante das redes demonstraram resultados positivos, amenizando os transtornos.


Pela manhã, o prefeito Daniel Raupp reuniu-se os secretários envolvidos nas ações de proteção e resposta em defesa civil. Ele acompanhou as equipes visitando alguns pontos mais críticos. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo – Divisão de Trânsito, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e a Secretaria Especial de Gabinete – Departamento de Comunicação, realiza um levantamento na zona urbana e rural para decretar situação de emergência. O decreto pode ser expedido caso os danos cheguem a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do município. (Departamento de Comunicação (DECOM)
Foto: Guilherme Krüger/DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário