quinta-feira, 16 de julho de 2015

Prefeitura conta com apoio da comunidade para descarte correto dos resíduos sólidos

Desde maio de 2015, os resíduos sólidos de São Lourenço do Sul são transportados pela empresa Meioeste Ambiental LTDA, vencedora do processo licitatório, até o aterro sanitário de Candiota. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, construiu uma estação de transbordo em uma área na localidade de Espinilho, no interior do município.

A Prefeitura investiu R$ 915.127,20 (novecentos e quinze mil cento e vinte e sete reais e vinte centavos) na contratação da empresa, para mais de 5,6 mil toneladas de resíduos em um período de 12 meses. Através do Grupo de Resíduos Sólidos, a Administração Municipal decidiu encerrar as atividades do aterro sanitário local, de forma definitiva após a sentença judicial que determinou a suspensão imediata do depósito de resíduos sólidos neste espaço.

Uma solução a longo prazo para a destinação dos resíduos sólidos vem sendo estudada pela Prefeitura, como a possibilidade de aquisição de uma nova área para a instalação de um novo aterro sanitário, já seguindo as novas diretrizes para o licenciamento. Ações de educação ambiental com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos têm sido intensificadas. Entre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se atividades de conscientização, mudanças no calendário de recolhimento de entulho e a implantação do serviço de coleta seletiva na zona urbana e rural do município, a instalação de um ponto de coleta na área central, além de uma parceria com os catadores individuais com o objetivo de melhorar a limpeza nos bairros lourencianos.

A colaboração da comunidade é imprescindível para a eficiência da iniciativa. A contratação da empresa e do licenciamento, além da aquisição da nova área, geram mais custos adicionais, o que significa mais dificuldade nesse momento de crise financeira enfrentada pelos municípios brasileiros. Para evitar novas penalizações, a Prefeitura conta com o apoio e a colaboração dos lourencianos, além de outras medidas, como mais rigor na fiscalização do descarte dos resíduos sólidos e a aplicação de multas em caso de descumprimento da Lei Complementar Nº 03/1991, que institui o Código Municipal de Limpeza Urbana.

Foto: Guilherme Krüger/DECOM

Como descartar o entulho e podas corretamente

O Guia de Limpeza Urbana, com as datas do recolhimento de entulho para 2015, assim como a Lei Complementar Nº 03/1991, os calendários de recolhimento do lixo orgânico e da coleta seletiva são amplamente divulgados pela Prefeitura, com materiais informativos, anúncios nos principais veículos de comunicação, redes sociais e também no site oficial www.saolourencodosul.rs.gov.br.

O entulho – restos de obras, madeiras e móveis – podas e fezes de animais devem ser depositados sempre em frente à própria residência no dia anterior ao recolhimento previsto no Guia de Limpeza Urbana. As podas devem ser separadas do entulho. As fezes de animais devem ser depositadas juntamente com as podas. O material não deve ser acondicionado em sacos plásticos e depositado com mais de 24 horas de antecedência. O material depositado sobre a calçada ou próximo a postes de energia elétrica não será recolhido.

Caso seja necessário retirar o entulho em data diferente da estabelecida no Guia de Limpeza Urbana, o proprietário deve solicitar à SMOU horas-máquina para fazer o recolhimento. Caso o serviço não seja requerido e o material seja depositado em via pública, o proprietário fica sujeito à multa.

Latas de tinta limpas e vidros não são entulho e devem ser depositados juntamente com o lixo seco. Seringas, agulhas e demais materiais hospitalares devem ser entregues à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Materiais recicláveis e eletrônicos podem ser entregues no Ponto de Coleta Seletiva, localizado na Rua Cel. Alfredo Born, 145. Pneus devem ser encaminhados ao Ecoponto, localizado na Rua Santos Abreu, quase esquina Sete de Setembro, na primeira segunda, terça e quarta-feira do mês.
Departamento de Comunicação (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário