sábado, 25 de julho de 2015

Estado prevê renovação da SAMU de São Lourenço do Sul

O Rio Grande do Sul deve receber, até o final de agosto, 19 ambulâncias que serão utilizadas na renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos adquiridos pelo Ministério da Saúde serão destinados aos seguintes municípios: Ijuí, Alegrete, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Xangri-lá, Viamão, Tuparendi, Três de Maio, Tramandaí, Torres, Sapiranga, Santo Cristo, Horizontina, Giruá, Getúlio Vargas, Cândido Godói, Pelotas, Canguçu e Três Cachoeiras.

O Ministério da Saúde já encaminhou os termos de doação às prefeituras municipais, e definiu que os veículos antigos poderão ser utilizados para transporte de baixa complexidade. 
O SAMU 192 conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações e primeiros socorros. São eles que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados para cada caso. Atende a chamadas na residência, no local de trabalho ou em via pública e oferece direcionamento para o serviço de estabilização mais próximo e adequado para a situação do usuário.
Atualmente, 160 municípios gaúchos possuem base do SAMU, que abrangem um total de 268 cidades, o que representa 89,96% da população do Estado. Ao todo, são 40 ambulâncias de suporte avançado e 186 de suporte básico, além de 17 motolâncias e dez veículos de intervenção rápida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário