Em 2021, o Disque 100 e o Ligue 180 registraram cerca de 102 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Considerando que apenas 10% dos casos são denunciados, a realidade brasileira ultrapassaria 1 milhão de casos por ano. Esse dado reforça a necessidade do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 👧🏻🧑🏾
Apesar da alarmante constatação de que apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são denunciados no Brasil, a análise de casos e o número de ocorrências foram ainda mais dificultados durante a pandemia.
Estima-se que 7 em cada 10 abusadores são familiares, amigos próximos e vizinhos e, com o fechamento das escolas por conta do isolamento social, ficou ainda mais complicado para a rede de proteção, como professores, educadores, psicólogos e conselheiros tutelares, perceberem indícios de violência sexual.
Não é porque um tema é difícil de ser falado, que ele deixa de existir. Muito pelo contrário.
Pensando nisso, a Childhood Brasil preparou uma série de conteúdos e dados para esse mês, com o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular tanto a prevenção da violência sexual como a responsabilização dos abusadores - além de reforçar a importância das denúncias, que são anônimas e fornecem dados para a criação de políticas públicas, programas e projetos de prevenção de novos casos e de sensibilização, mobilização e engajamento de toda a sociedade civil.
#CadêOs90
Disque 100 e o Ligue 180
Nenhum comentário:
Postar um comentário