sexta-feira, 27 de maio de 2022

FURG SLS participa de audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas em alusão à 18ª Semana do Alimento Orgânico

 Alunos e docentes de cursos vinculados às ciências agrárias do Campus da FURG em São Lourenço do Sul estiveram em Pelotas, na última quinta-feira, 26, participando de uma audiência pública no Plenário da Câmara de Vereadores do município. A atividade integrou a programação da 18ª Semana do Alimento Orgânico no Brasil e o 1º Feirão Agroecológico de Pelotas.

O encontro teve o intuito de discutir ações de apoio à Agroecologia na Zona Sul, entre elas, a implementação da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica, o apoio às feiras agroecológicas e de produtos orgânicos, bem como e a necessidade de discutir acerca da soberania alimentar em Pelotas. Parlamentares também debateram sobre as possibilidades de avançar nas discussões de leis mais restritivas ao uso de agrotóxicos na região.

Proposta pelo vereador Jurandir Silva, a audiência contou com a presença de representantes de cooperativas e outras universidades, além de agricultores, integrantes de comunidades tradicionais, estudantes e instituições de pesquisa e extensão rural, agentes públicos e pessoas da comunidade. Participaram também as vereadoras Fernanda Miranda e Miriam Marroni.

Acadêmica do curso de Agroecologia, Laís Velasques, que estuda no Campus SLS, foi uma das pessoas ouvidas durante a audiência. Representando a equipe do projeto de extensão Pancpop - que visa popularizar o uso e o conhecimento sobre as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc) -, ela relatou as ações desenvolvidas em São Lourenço do Sul e outros municípios da região sul.

Tendo em vista a resiliência dessas espécies, as Panc são fundamentais para pensar diversidade nutricional e soberania alimentar dentro do contexto agroecológico. Estruturando sua prática em três pilares (sensibilização, formação e intervenção), o grupo atua junto aos agricultores e agricultoras de base agroecológica do município e região sul, com os consumidores e consumidoras da feira livre de São Lourenço do Sul e com as populações tradicionais do território.

Já o diretor do Campus SLS, Eduardo Vogelmann, frisou em sua fala o compromisso da FURG com a Agroecologia, destacando o papel do Campus São Lourenço da formação de profissionais capacitados para os desafios que a profissão impõe e apontando a série de projetos de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidos na universidade.

Vogelmann também afirmou que o Campus SLS se coloca à disposição para trabalhar em conjunto pela consolidação da Agroecologia no território, e que muitas ações importantes já foram elaboradas em parcerias com outras instituições presentes no evento, como o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

"Já é de notório saber que possivelmente as nossas próximas gerações infelizmente vão receber um planeta de certa forma degradado, ou não em ótimas condições, pois temos índices crescentes de contaminação do solo, redução das áreas florestadas, e contaminação do ar, contaminação da água, mudanças climáticas que já tem seus efeitos sentidos e que devem se agravar no futuro", afirmou Vogelmann.

Assim, sua preocupação é que, sem os recursos ambientais necessários para a sobrevivência - escassos em virtude do modelo de produção convencional - as próximas gerações acabem lidando cada vez mais com a insegurança alimentar. "Um ambiente degradado nada mais precede do que a fome", disse o diretor, salientando que se nada for feito, “o próximo passo é a falta de alimentos”. 

Para Vogelmann, o papel da FURG, nesse contexto, está sendo desempenhado quando a universidade se preocupa com a aplicação dos conhecimentos de forma comprometida, mesmo com as severas reduções de investimentos que impactam a Educação Pública. "Espero que no futuro tenhamos mais produtores aderindo à essa causa e que a gente consiga colocar alimento - e eu não digo qualquer alimento, alimento saudável - na mesa de todas as famílias porque isso é um direito de todos e um dever do Estado", finalizou.

A audiência pode ser assistida na íntegra neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário