sexta-feira, 18 de setembro de 2015

SINE/FGTAS de São Lourenço do Sul entre os participantes de ações em Setembro e Outubro

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realiza eventos nos meses de setembro e outubro para promover a empregabilidade no Estado. O primeiro será dirigido a trabalhadores com deficiência e acontece na próxima sexta-feira, 25 de setembro.

Dia D
O Dia D - Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência é promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no dia 25 de setembro, com o objetivo de aproximar empresas e profissionais, através da realização de entrevistas e seleções de emprego no local do evento. As Agências FGTAS/SINE realizam, diariamente, a captação de vagas e intermediação de mão de obra para Pessoas com Deficiência, mas, na data, esse público será atendido com exclusividade pelos servidores das Agências.
“Queremos estimular uma mudança cultural naquilo que concerne às pessoas com deficiência. Nosso principal objetivo é fomentar e potencializar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho para esse grupo específico de pessoas; além de viabilizar o cumprimento da lei, que determina cota a ser preenchida pelas empresas”, destaca o diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon.
O evento já conta com 50 empresas participantes. Para se candidatar às oportunidades de trabalho, os interessados devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Na oportunidade, também serão realizadas palestras com técnicos do INSS sobre reabilitação e da APAE sobre ações desenvolvidas com Pessoas com Deficiência.
Confira, a seguir, as 53 Agências FGTAS/Sine participantes: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Candelária, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Caxias do Sul, Encantado, Encruzilhada do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Gravataí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Panambi, Pantano Grande, Pelotas, Portão, Centro de Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, São Borja, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, Sapucaia do Sul, Seberi, Sobradinho, Taquari, Tramandaí, Três Coroas, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Vera Cruz.
O Dia D conta com o apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD PcAH no RS (Faders), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de conselhos municipais de Pessoas com Deficiência, unidades da APAE e demais entidades ligadas a PcD.

EmpregarRS
Já o EmpregarRS ocorre em todo o Estado, no dia 16 de outubro. O evento consistirá em um mutirão de emprego. Na oportunidade, os trabalhadores podem buscar uma oportunidade no mercado de trabalho, por meio da participação de seleções de emprego. O evento será realizado, simultaneamente, em 90 municípios, onde há uma Agência FGTAS/SINE e contará com o apoio de entidades municipais parceiras, que ministrarão palestras sobre empreendedorismo, orientação e formalização profissional.
Os trabalhadores devem comparecer ao evento com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para se candidatar às oportunidades de emprego. Empregadores interessados em cadastrar vagas de emprego para serem disponibilizadas no evento podem entrar em contato, por telefone, com a Agência FGTAS/SINE mais próxima.
Os municípios participantes são Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Candiota, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capela de Santana, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Encantado, Encruzilhada do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Frederico Westphalen, Garibaldi, Giruá, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Panambi, Pantano Grande, Passo Fundo, Pelotas, Pinheiro Machado, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, São Borja, São Francisco de Paula, São Gabriel, São Jerônimo, São José do Norte, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sapucaia do Sul, Serafina Corrêa, Soledade, Taquara, Taquari, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Três Passos, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz, Veranópolis e Viamão.
De janeiro a agosto de 2015, as Agências FGTAS/SINE ofertaram 65.542 vagas de emprego e encaminharam 224.922 profissionais para oportunidades de trabalho. As unidades prestam os serviços de intermediação de mão de obra, encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e do seguro-desemprego, além de ações de qualificação profissional e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).
As Agências FGTAS/SINE são administradas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição executora das políticas públicas de trabalho, emprego e desenvolvimento social do Estado. O órgão é vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário