sábado, 19 de setembro de 2015

Prefeituras preparam mobilização para o dia 25 de setembro

Em reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), coordenada pelo vice-presidente da entidade, prefeito Daniel Raupp, na tarde de sexta-feira (18) em Arroio Grande, as Prefeituras da região decidiram por uma grande mobilização e paralisação de suas atividades no dia 25 de setembro. O ato foi proposto pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul  (Famurs), em assembléia geral realizada durante a Expointer no início do mês e conta com o apoio de mais de 420 municípios.

O presidente da Famurs, Luis Carlos Folador, prefeito de Candiota, presente na ocasião, destacou a dificil realidade dos municípios gaúchos, com medidas drásticas sendo tomadas pelos gestores municipais. Folador afirma que no último levantamento realizado pela Famurs foi constatada uma redução de R$ 776 milhões em repasses do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios  (FPM). Ele defende a descentralização dos repasses no Governo do Estado e também mais autonomia para os municípios. "Não dá pra imaginar que em um local, em Brasília, se conheça a realidade de mais de cinco mil municípios. São os prefeitos que melhor conhecem as particularidades, necessidades e dificuldades da sua comunidade" - afirma.
O vice-presidente da Azonasul, prefeito Daniel Raupp, destaca a importância da mobilização como forma de sensibilização do Governo do Estado e da comunidade. "Precisamos sensibilizar sobre a crise financeira e a dificil situação das Prefeituras da região. Esperamos contar com o apoio da comunidade para fortalecer os municípios nessa mobilização. Temos um limite na capacidade de ajustes que podemos fazer para amenizar os efeitos da redução da arrecadação e o atraso nos repasses do Governo do Estado" - explica. São Lourenço do Sul enfrenta dificuldades para manter serviços em diversas áreas e adotou uma série de medidas para reduzir custos, como o turno único e redução de horas extras. Na área da saúde, o município aportou mais de R$ 2 milhões - recursos próprios do município - para cobrir os valores não repassados pelo Governo do Estado e continuar prestando o serviços. Esse recurso faz falta para a execução de outras ações, como custeio das Secretarias e Coordenadorias e o conserto de máquinas que atuam na manutenção das estradas rurais e das vias urbanas.
Raupp destacou ainda o ônus causado aos municípios pelo aumento das responsabilidades e a diminuição dos repasses. "Não podemos aceitar que se deleguem cada vez mais responsabilidades aos municípios e os repasses diminuam. A riqueza gerada aqui deve ser investida aqui" - afirma.
Pela manhã estão previstas mobilizações e paralizações em algumas Prefeituras. À tarde,  às 14 horas, será realizada uma assembléia da Azonasul aberta à comunidade, com os prefeitos e lideranças na BR 116, no trecho do Passo do Salso.
A reunião contou ainda com a presença de prefeitos e representantes dos municípios de Aceguá, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Rio Grande, São José do Norte e Turuçu, além do anfitrião, prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva. Após a atividade, foi servido um café colonial aos presentes, em comemoração aos 51 anos da Azonasul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário