quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura busca formalizar parceria com a UFPEL no âmbito da prevenção de desastres

Uma reunião realizada na manhã de quinta-feira (24) na reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) tratou de uma parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura de São Lourenço do Sul, no sentido de formalizar através de um termo de convênio ou cooperação as ações que vem sendo desenvolvidas na área da prevenção de desastres naturais. Na ocasião, o prefeito Daniel Raupp, acompanhado pelo coordenador do Colegiado Especial de Defesa Civil da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) e secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, e o coordenador municipal de Defesa Civil, Iltom Kuhn, esteve reunido com o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mauro Del Pino.

A atividade contou com a presença do coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o professor doutor Maurizio Silveira Quadro, dos professores doutores do Centro de Engenharias, Andrea Castro e Diuliana Leandro, que vêm conduzindo estudos sobre obras de contenção de pico de cheias para São Lourenço do Sul. O assessor da reitoria, Paulo Koschier também participou da agenda.

Segundo Quadro, os projetos não representam custos para o município até o momento. Os dados preliminares sobre os estudos relativos a um canal extravasor e bacias de contenção foram apresentados à comunidade durante o Seminário Regional Cidades Resilientes, realizado no município em julho. Na oportunidade, Quadro destacou a bacia de retenção como melhor alternativa, considerando o potencial turístico de São Lourenço do Sul.

O coordenador do Colegiado Especial de Defesa Civil da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) e secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, afirma que a parceria é fundamental para colocar em prática os projetos em andamento, que quando concluídos devem ser apresentados ao Ministério da Integração Nacional em Brasília. Seefeldt entregou ao reitor da universidade um ofício da Azonasul, comunicando sobre o Colegiado Especial de Defesa Civil instituído recentemente.

O prefeito Daniel Raupp entregou a Del Pino um relatório apresentando as ações da Prefeitura na área da prevenção e resposta em Defesa Civil desde a enxurrada que atingiu o município em março de 2011. O município conta com uma rede de proteção e resposta em Defesa Civil equipada e atuante e é o único que participa do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil. Com um conselho municipal participativo, a Defesa Civil lourenciana está equipada com uma caminhonete com tração 4x4, e equipamentos, como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS, além de um barco e coletes salva vidas, uma estação de monitoramento meteorológica e três pluviômetros automáticos - o que permite acompanhar em tempo real a situação do município. Mais três pluviômetros automáticos e outra estação meteorológica devem ser entregues ao município em breve.

A limpeza do rio São Lourenço, arroio Carahá, e das redes de drenagem urbana e valos tem amenizado os transtornos causados pelas chuvas no município. Mais de R$ 500 mil foram investidos em encanamento e foram adquiridos um caminhão hidrojateador e uma retroescavadeira para potencializar este serviço.
São Lourenço do Sul foi um dos sete municípios gaúchos contemplados, em agosto de 2012, pelo Plano Nacional de Gestão de Risco e Respostas a Desastres Naturais. Durante dois anos, Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou um mapeamento sobre as vulnerabilidades de São Lourenço do Sul, resultado de amplas pesquisas realizadas junto ao setor público, privado e pesquisas de campo com a comunidade local. Esse estudo foi apresentado à comunidade no dia 08 de julho, no Clube Comercial, durante o seminário regional que abordou a gestão de riscos de desastres e os caminhos para a resiliência.

Na ocasião, o diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/RS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Ph. D. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, explicou que a enxurrada que atingiu São Lourenço do Sul em março de 2011 foi um evento extremo e uma exceção, além de salientar a diferença entre o evento ocorrido no município – uma enxurrada, brusca, alto índice pluviométrico em curto período de tempo – e as inundações – alagamentos em menor proporção que ocorrem gradativamente. O estudo apresentado pelo CEPED/RS, além de possibilitar um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade, também orientará políticas públicas e ações relacionadas principalmente ao planejamento urbano e a gestão de riscos - servindo como base para a captação de recursos.

Desde o seminário, São Lourenço do Sul integra a lista de aproximadamente 375 municípios brasileiros que aderiram à Campanha Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU). Aderindo à campanha, o município terá a oportunidade de compartilhar suas experiências com o mundo inteiro, em uma iniciativa global com mais de 2,6 mil cidades participantes, construindo resiliência e formando uma rede de auxílio e trabalho conjunto com os municípios da região.

A Prefeitura mantém um monitoramento constante das chuvas no município e equipes sempre atentas para amenizar os possíveis transtornos através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo – Divisão de Trânsito, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e a Secretaria Especial de Gabinete – Departamento de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário