quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo lança ações do Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul

O governador José Ivo Sartori e o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, lançaram, nesta quinta-feira (24), no Palácio Piratini, ações em comemoração ao Dia Mundial do Turismo no Rio Grande do Sul, celebrado em 27 de setembro. Para promover a data, estão sendo organizadas diversas atividades, como palestras, almoço festivo, eventos desportivos, sessões dos Clubes de Serviços, shows artísticos e culturais e mostras fotográficas, nas 25 regiões turísticas do Rio Grande do Sul. 

Em Porto Alegre, será distribuído material promocional, em forma de régua, com uma mensagem sobre a comemoração e dados sobre os principais países de onde o Rio Grande do Sul recebe visitantes. 

Sartori falou da valorização das ações turísticas por meio do trabalho das organizações, entidades e instituições e do envolvimento dos municípios. "Precisamos valorizar no turismo as questões mais simples, para que elas expressem realmente a cultura e a história do nosso povo, que é simples, humilde, receptivo e tem, evidentemente, uma capacidade muito grande de transmitir para os outros o estilo da diversidade étnica, cultural e social do rio-grandense", afirmou. 

A importância do turismo para o crescimento e a recuperação do Estado foi lembrada pelo secretário Costella. O secretário disse que, com apoio e incentivo das governanças regionais, está sendo construída uma política pública para fortalecer o turismo como parte fundamental no desenvolvimento de todas as regiões. 

"Somos um grande destino para estrangeiros e brasileiros e, para melhor receber e orientar quem nos visita, com apoio do governo federal, estamos trabalhando na construção de mais nove Centros de Atenção ao Turista no Rio Grande do Sul, que vão totalizar 25, distribuídos em todas as regiões do Estado", informou. 

O Dia Mundial do Turismo é comemorado desde 1970 com a aprovação do Estatuto da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT). Em 2015, o lema é "Mil milhões de turistas, mil milhões de oportunidades", para destacar as possibilidades e desafios do fenômeno turístico. Segundo a OMT, o turismo representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e é responsável por um em cada 11 empregos gerados. Além disso, de acordo com um estudo do Ministério do Trabalho, de 2013, 7% das empresas do Estado estavam ligadas a atividades turísticas. 

Estiveram presentes a secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e o cônsul-geral da Alemanha, Stefan Traumann. 

De onde vêm a maior parte de turistas para o RS 

1º - Argentina (74,80%) 

2º - Uruguai (14,50%) 

3º - Chile (4,30%) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário