sexta-feira, 9 de abril de 2021

Últimos dias para inscrição no programa Qualifica Mais

São mais de 6 mil vagas para cursos de qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


O projeto piloto para a oferta de cursos de qualificação profissional do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Economia, finaliza seu período de inscrições no próximo domingo (11). Estão abertas 6.069 vagas sendo: 2.507 para o curso de Programador Web; 2.235 para o curso de Programador de Sistemas; e 1.327 para o curso de Programador de Dispositivos Móveis. A iniciativa é voltada para a empregabilidade de jovens por meio de estratégias para conectar os estudantes às demandas de empregos existentes no mercado de trabalho. A oferta realizada em 11 regiões metropolitanas brasileiras atende ao mapeamento realizado pelo Ministério da Economia, que identificou a necessidade de profissionais com qualificação nessas áreas.

O programa Qualifica Mais se apresenta como uma oportunidade para a inserção no mercado trabalho, uma vez que os estudantes concluírem os cursos serão auxiliados para ingressar em vagas de emprego. Os cursos terão duração de cerca de 200 horas. Para participar é necessário ter o ensino médio completo e residir em uma das 11 regiões metropolitanas do país em que os cursos estão sendo ofertados: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

As instituições ofertantes foram selecionadas, pelo MEC, segundo critérios de experiência na oferta de cursos na área de TIC e na expertise de oferta em Educação a Distância (EaD). Elas ministrarão os cursos e também emitirão os certificados aos concluintes.

A seleção dos estudantes será realizada por intermédio da plataforma EduLivre, por meio do cadastramento e percurso da Trilha Qualifica Mais, em que os candidatos terão a oportunidade de conhecer o contexto do mercado de trabalho no qual pretendem se inserir. A partir do dia 15 de abril, os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula. O início das aulas está previsto para 10 de maio.

Conheça um pouco da atuação dos profissionais de TIC

Programador de Sistemas: O profissional poderá trabalhar com o desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de acordo com metodologia e técnicas adequadas, visando atender aos objetivos estabelecidos quanto à qualidade, custos, prazos e benefícios.

Programador Web: O profissional atuará com a programação, codificação e teste de sistemas, sites e portais voltados ao ambiente da internet. Além disso, também poderá trabalhar com a manutenção e correção de sistemas visando atender às necessidades dos usuários.

Programador de Dispositivos Móveis: O profissional desenvolverá programação, codificação e teste nas plataformas Android/iOS. Além disso, poderá atuar com o desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis, que podem englobar desde sistemas disponíveis em extranet ou intranet até aplicativos, de acordo com as necessidades da empresa ou do cliente.

Para mais informações, acesse a página do Qualifica Mais.

 
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec

Nenhum comentário:

Postar um comentário