quinta-feira, 15 de abril de 2021

MANIFESTAÇÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE PRORROGAÇÃO DO CONTRATO DA ECOSUL NA BR-116 E NA BR-392

Como presidente da Frente Parlamentar pela Conclusão da Duplicação da BR-116, manifesto minha preocupação a respeito da notícia de que a Ecosul estaria negociando uma prorrogação do contrato de concessão da rodovia. 

A tarifa de pedágio praticada pela empresa é a mais cara do Estado e uma das mais altas do país, o que reduz a competitividade de nossas exportações e impacta significante na vida dos usuários da estrada. 

É imprescindível um debate público e transparente sobre o futuro da rodovia, buscando corrigir distorções em contratos que prejudicam há muitos anos quem passa pela BR-116, principalmente os caminhoneiros que transportam cargas para o Porto do Rio Grande.

Me coloco veementemente contra a criação de uma nova praça de pedágios em Camaquã, proposta amplamente divulgada pela mídia no dia de hoje. É importante lembrar que o trecho, que também conta com a BR-392, já possui cinco praças de pedágio.

Vivemos um novo momento, com uma profunda crise econômica, por isso não aceitaremos qualquer medida que traga ainda mais dificuldades aos transportadores, empresas, empreendedores e turistas. 

Desta forma, estou propondo a realização de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, com a presença de representantes do Ministério da Infraestrutura, ANTT, DNIT/RS, Ecosul, Superintendência do Porto do Rio Grande, parlamentares federais e estaduais e demais lideranças setoriais e políticas da região. 

Nosso objetivo é reunir todas as partes envolvidas para esclarecer o que está sendo encaminhado e garantir transparência em todo o processo.



Afonso Hamm - Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário