quarta-feira, 28 de abril de 2021

BUSTAG - 28 de abril de 2021

 BUSTAG - 28 de abril de 2021


BUS= arrependimento + TAG= dia (DIA DO ARREPENDIMENTO)

Bustag significa dia do Arrependimento, de Penitência, ou seja, é dia de conversão, confissão e arrependimento dos pecados. 

Sempre é lembrado 3 semanas e meia (24 dias) depois da Páscoa e 15 dias antes da Ascensão (Himelfart). Não tem nada haver com o calendário da Igreja Cristã, tão pouco é uma data Biblica.

O Bustag foi um dia de paralisação (Dia de Trégua) durante a Guerra dos 30 anos na Europa, principalmente na Alemanha. O dia de Trégua, foi marcado pela reflexão: "o que estamos fazendo", "vamos ver onde erramos", "vamos procurar acertar". A Guerra envolveu principalmente rivalidade religiosa entre Católicos e Protestantes (Luteranos), onde morreram mais de 4 milhões de pessoas durante estes 30 anos.

Essa data ficou marcada e lembrada pelos pomeranos e alemães para refletir, pensar para que não haja conflitos religiosos, mas que todos possam estar unidos no mesmo objetivo, que é louvar e dar glórias somente a Deus.

O dia de Bustag também pode significar: O Dia do Silêncio. Silêncio para refletir sobre o nosso pecado e como estamos lidando com o irmão na fé: com ódio, inveja, disputa rivalidade ou com amor, humildade, mansidão, paciência, cooperando para o Reino de Deus.

Que o dia de Bustag sirva para a nossa reflexão também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário