quinta-feira, 1 de abril de 2021

#SLStemTourVirtual | Morada da Boa Vista - Casa de Cultura

O prédio em estilo neoclássico foi erguido em 1919, e foi moradia para a família do engenheiro alemão Carlos Othon Knuppeln - que mediu os lotes do empreendimento Colônia de São Lourenço em 1858. Também projetou a cidade de São Lourenço do Sul no século XIX, sendo uma das únicas cidades do Brasil a serem projetadas.


O prédio já sediou a Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul, a Cadeia Pública e Hospital. Por último, a Morada da Boa Vista sediou, em 1997, uma casa de vivência para pessoas com problemas de ordem psiquiátrica.
Atualmente, o prédio sedia o Museu Histórico e Arquivo Municipais, as Coordenadorias Municipais de Cultura e de Desporto e a Biblioteca Municipal Profª Elida Frömming Schild.
O Museu Histórico Municipal possui em torno de 300 peças em exposição e tem por objetivo maior a preservação da cultura local e da região. O Arquivo Histórico Municipal é composto por documentos históricos, que mostram parte da história do município. Dentre eles, existem documentos oficiais da Prefeitura, documentos contábeis e atas de votação.
Além deste acervo de documentos, o arquivo possui um número significativo de fotos que retratam um pouco da história visual do município de São Lourenço do Sul. O acervo é oriundo de doações da comunidade, destacando-se as peças históricas e de mobiliário doadas por famílias tradicionais do município, instrumentos relacionados à tecnologia, ao trabalho e ao acervo pessoal do Dr. João Baptista Brauner, ex-prefeito, médico e militar que obteve importante papel no desenvolvimento do processo histórico do município.
Devido a pandemia da COVID-19, e a situação de bandeira preta no Estado do Rio Grande do Sul, o Museu e a Biblioteca não estão abertos para visitação - seguindo decreto 55.799/21. Quando abertos, o acesso a consulta a Biblioteca é livre, e o empréstimo de livros é realizado através de cadastro. Já o acesso ao Museu é gratuito com visitação agendada e guiada.
Fonte: texto baseado no vídeo da turismóloga Ana Jane Saraiva Pires, "Além dos Muros da Escola", realizado através da Lei Aldir Blanc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário