terça-feira, 13 de abril de 2021

6 benefícios da meditação para sua saúde

Nos últimos anos, pesquisas científicas provaram que a meditação pode não apenas relaxar o corpo e a mente, mas também ter efeitos específicos na saúde humana. Um estudo conduzido pela Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, aponta que meditar, pelo menos, 30 minutos por dia pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e dor crônica.

Augusto Ruiiz, influencer da saúde e idealizador da Ruiiz Health Academy, explica que quem medita aprende a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando a maneira como lida com os desafios cotidianos da vida pessoal e profissional. “A meditação é uma excelente aliada da saúde e bem-estar. Poucos minutos de prática por dia, podem reduzir as chances de doenças físicas e mentais”, destaca.
 
O que é a meditação?
 
Meditação é um conjunto de técnicas destinadas a desenvolver padrões de atenção, emoção e crescimento pessoal. A meditação não é apenas pensar em coisas boas e relaxar, mas também pode ser entendida como uma conexão com a consciência, inteligência e energia. Deixe de lado todas as dúvidas e concentre-se no "aqui e agora".
 
Quais são os benefícios da meditação?
 
A meditação proporciona vários benefícios para a saúde. Augusto Ruiiz aponta alguns:
 
1 - Melhora a qualidade do sono
A meditação reduz a tensão e ajuda o corpo a relaxar, afetando diretamente a qualidade do sono. Os principais problemas que dificultam uma boa noite de sono estão relacionados à ansiedade, fadiga mental e física. Então, a prática da meditação parece ser uma ferramenta para desconectar a mente dessas preocupações e estímulos, permitindo que as pessoas descansem livremente.
 
2 - Melhora a capacidade de processamento potencial do cérebro
Um estudo da Universidade da Califórnia, publicado em "Frontiers in Human Neuroscience", mostra que a prática da meditação pode melhorar as conexões elétricas do cérebro. Ou seja,  além do processamento de informações de forma mais rápida, as capacidades de formação de memória e tomada de decisão também foram aprimoradas.
 
3 - Reduz o risco de problemas cardíacos
Quem pratica meditação tem cerca de 48% menos chances de desenvolver uma doença cardiovascular. Isso acontece porque a atividade desacelera os pensamentos, descansa a mente e reduz o nível de estresse, diminuindo, consequentemente, a pressão arterial e os níveis alterados de compressão vascular.
 
4 - Diminui estresse e ansiedade
A meditação ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Isso porque quando você se concentra, respira profundamente e inspira profundamente e, assim, algo acontece com seu sistema nervoso. Esse processo faz com que os pulmões abracem o coração e abaixem nosso diafragma transverso. Nesse momento, os receptores do nervo vago enviam sinais ao cérebro, e a resposta ao sistema nervoso simpático é liberar neurotransmissores para trazer efeitos calmantes ao corpo.
 
5 - Ajuda a manter a saúde e o bem-estar
A meditação proporciona vários benefícios para a saúde e o bem-estar. Além de exercitar a mente, meditar abaixa os níveis de lactato e a pressão sanguínea, reduzindo tensões, dores, problemas nas articulações e até insônia.
 
6 - Ajuda na carreira
Com a meditação você pode perceber imediatamente pensamentos, sensações físicas e emoções quando eles aparecem, sem ter que reagir automática ou habitualmente. Com isso, o praticante aprende a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, o que influencia positivamente sua forma de lidar com os desafios diários da vida pessoal e profissional.
 
Sobre Augusto Ruiiz e a Ruiiz Health Academy
Estudante de Medicina, digital influencer, coach e possui diversos cursos internacionais na área da saúde mental e estética. Ele é o idealizador da Ruiiz Health Academy, que produz cursos e e-books sobre medicina do estilo de vida e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário