quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Rudinei Harter (PDT) eleito vice-presidente da AZONASUL

Assembleia reuniu quase totalidade dos prefeitos da região ontem (8) em Pelotas

O prefeito de Jaguarão, Favio Telis (PMDB), é o novo presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Ele foi eleito nesta quarta-feira (08/02), durante a assembleia de prefeitos, para comandar a Associação no período 2017/2018. A chapa encabeçada por Telis foi confirmada pela aclamação unanime dos prefeitos. A posse da nova diretoria ocorreu em seguida, ainda durante a assembleia. Já o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter (PDT) ficou com a 1ª vice-presidência.
Favio Telis que passa a substituir o ex-prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara (DEM), adiantou durante seu pronunciamento de apresentação que vai priorizar as pautas emergenciais da região, buscando a retomada do crescimento e dando prioridade à melhoria da qualidade de vida das comunidades. “ A saúde, sem dúvida alguma, é uma bandeira que precisa ser erguida para dar assistência e oferecer segurança à população que carece dos serviços públicos. Já a continuidade das obras de duplicação da BR 116 é outra pauta a ser encaminhada com seriedade”, adiantou. 
O novo presidente ainda elencou como metas de sua gestão o trabalho político para o enfrentamento das dificuldades de um novo mandato, situação quase comum entre as 23 prefeituras integrantes da Azonasul e a superação dos desafios impostos às administrações. Ele também anunciou novas ferramentas de trabalho a serem coordenadas pela Azonasul e a mudança para a nova sede da entidade, prevista para ocorrer nos próximos meses.            
Ao cumprimentar seu antecessor, Rui Brizolara,, que ocupou a cadeira de presidente neste último ano, enalteceu o trabalho de coesão dos prefeitos fomentado pela última gestão e as ações realizadas em prol do fortalecimento do municipalismo, como o encaminhamento coletivo para o reconhecimento dos estados de emergência dos municípios atingidos com as chuvas de 2016 e o enquadramento das prefeituras para habilitarem-se aos recursos da repatriação.  
DIRETORIA – Além de Favio, assumiram cargos na diretoria executiva os seguintes prefeitos: Rudinei Harter (PDT), de São Lourenço do Sul, como primeiro vice-presidente; Alexandre Duarte Lindemeyer (PT), de  Rio Grande (PT), como segundo vice-presidente. Os cargos de secretaria estarão sob a responsabilidade de Paula Schild Mascarenhas (PSDB), de Pelotas e Douglas Rodrigues Silveira (PP), de Cerrito. Já os cargos de primeiro e segundo tesoureiros foram assumidos por Leonir Aldrighi Baschi (DEM), de Arroio do Padre e  Luiz Alberto Soares Perdomo (PSB), de Pedras Altas, respectivamente. 
PAUTA NACIONAL 
O prefeito de Jaguarão garantiu ter interesse em dar sequência na pauta em defesa do novo Pacto Federativo, mas chamou atenção para a necessidade de agilizar as reformas previstas e tão propaladas pelo Governo Federal. " Quanto tempo vamos esperar”, questionou.  Para Favio, o movimento municipalista deve reforçar sua batalha por uma distribuição mais justa dos recursos. "Não podemos recuar. Hoje, os municípios já não têm mais como se manter com os recursos que recebem", criticou. 
MOÇÃO DE APOIO 
Os 19 prefeitos participantes da assembleia assinaram uma Moção de Apoio à continuidade das obras de duplicação da BR 116. O documento será entregue pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, durante a cerimônia do programa Criança Feliz à primeira dama da República, Marcela Temer, no Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira (9). “A conclusão das obras da BR 116 é a grande pauta regional. Precisamos unir forças para sermos enfáticos com essa demanda e atingirmos uma conquista coletiva para a zona sul”, afirmou Paula. O documento é direcionado ao presidente Michel Temer e ressalta a importância da duplicação para o desenvolvimento econômico e social da região. 
ENCERRAMENTO
No fim da  fim da reunião, foi inaugurada a foto do ex-presidente da Azonasul, Rui Brizolara, na Galeria de Honra da Associação. Os prefeitos ainda cantaram parabéns à prefeita Paula, que comemorou aniversário nesta quarta.

PERFIL
Favio, 42 anos, foi eleito em outubro do ano passado como prefeito de Jaguarão. Filiado ao PMDB desde o inicio de sua vida pública, foi vereador no município durante o período 2012/2016, quando chegou a ser eleito presidente da Câmara por um mandato. 
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2001, tem especialização na área de Ginecologia e Mastologia e atende em consultório próprio. É casado e pai de quarto filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário