terça-feira, 28 de abril de 2015

Zé Nunes cobra ações do governo para o combate à estiagem


A situação grave dos municípios da Região Sul do Estado, atingidos pela estiagem, foi relatada pela deputado Zé Nunes (PT), em pronunciamento na tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28). O parlamentar cobrou do governo estadual ações imediatas para amenizar a situação de vários municípios que já decretaram situação de emergência e outros que estão preparando os decretos. Os prejuízos somam mais de R$ 350 milhões.

“O governo não pode se furtar de estar ao lado dos agricultores e dos municípios da região Sul que estão sofrendo com a estiagem, com enormes prejuízos”, afirmou Zé Nunes. Segundo ele, que visitou os municípios de Jaguarão, Arroio Grande, Herval, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Canguçu, Cerrito, Pedro Osório, Cristal, Santa Vitória do Palmar e Morro Redondo, todos sofrem, drasticamente, com a estiagem. “A falta de chuvas, registrada há dois meses e meio criou um cenário de desolação e o abastecimento de água para consumo humano é uma das graves consequências”, citou o parlamentar.

Zé Nunes lembrou da maior enchente no município de São Lourenço do Sul, em 2011. Disse que aquele drama e os problemas de estiagem vivenciados hoje remetem para a importância do Estado ter políticas para enfrentar estas situações. Para ele, durante o governo passado, várias políticas foram implementadas, criando uma verdadeira frente de trabalho. Anistia de dívidas agrícolas, atendendo 45 mil famílias, Cartão Emergência Rural para 110 mil beneficiados e a distribuição de toneladas de sementes de trigo foram algumas ações para amenizar o drama de quem viveu problemas semelhantes aos deste ano, enumerou o petista.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário