quarta-feira, 29 de abril de 2015

FURG inaugura Casa do Estudante do Campus São Lourenço do Sul

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) inaugurou na tarde de terça-feira (28) a Casa do Estudante do Campus São Lourenço do Sul. Desde 2010, a FURG tem ampliado sua atuação no município, reforçando seu compromisso com os estudantes e garantindo o acesso ao ensino superior e políticas públicas de permanência dos estudantes na universidade. A solenidade de inauguração foi realizada na moradia estudantil, localizada na Rua Bento Gonçalves, 580, e contou com a presença do prefeito Daniel Raupp, da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Vilmar Pereira, do diretor do Campus São Lourenço do Sul, professor Eduardo Saldanha, do representante dos acadêmicos moradores das Casas de Estudantes, Enrico de Andrade, e do coordenador geral do Diretório Central de Acadêmicos, Fernando Machado.

A nova Casa do Estudante tem capacidade para acolher 18 acadêmicos. A moradia de dois pisos, conta com quatro quartos, cozinha, sala de lazer, área de serviço e quatro banheiros. São Lourenço do Sul conta com um campus da FURG desde 2010, quando foi implantado o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, foram estabelecidos o curso de Bacharelado em Agroecologia e o curso superior de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza. A proposta para as atividades da FURG no município é promover o conhecimento em áreas voltadas à sustentabilidade ambiental.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Vilmar Pereira, afirma que política da FURG prioriza a moradia, não o auxílio-moradia. “Nós consideramos que a moradia dignifica e qualifica a vida dos estudantes, já o auxílio-moradia ajuda apenas em parte das despesas dos estudantes. Ao optar pela moradia, optamos pela permanência dos estudantes evitando a evasão e qualificando a educação” – destaca.


Ampliação das atividades da FURG em São Lourenço do Sul

Após a solenidade de inauguração da Casa do Estudante, o prefeito Daniel Raupp recebeu em seu gabinete a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias. A reunião também contou com a participação dos pró-reitores de Planejamento e Administração, Mozart Tavares, e de Infraestrutura, Marcos Amarante, da chefe de Gabinete da universidade, Maria Rosana de Almeida, do procurador-geral do município, Ívano Spiering, do procurador-adjunto, Marcus Fraga, e do assessor de Gabinete, Márcio Felice.

A reunião de trabalho teve como objetivo agilizar os procedimentos jurídicos visando a transferência do prédio da antiga Cooperativa de Arroz de São Lourenço do Sul, atualmente em liquidação, ao patrimônio da União, e posteriormente, sua incorporação ao patrimônio da FURG. A iniciativa visa a ampliação das atividades e a instalação de um novo campus da universidade no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário