segunda-feira, 13 de abril de 2015

Abertura de poços artesianos beneficia 550 famílias este ano

Uma série de poços artesianos em perfuração ou com obras em andamento ou já concluídas permitirá o abastecimento de mais cerca de 550 famílias de 11 municípios gaúchos. Desde o começo do ano, o Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) mantém trabalhos em andamento em diferentes comunidades. 

"Este trabalho de apoio para a estrutura de abastecimento de água é fundamental e um desafio para o futuro do consumo humano e animal", afirma o secretário Tarcísio Minetto. Os trabalhos são executados seguindo cronograma estabelecido pela SDR e édesenvolvidso em parceria entre Estado, municípios e comunidades. 

As atividades mais recentes neste ano envolveram o município de Iraí, onde um poço em perfuração atenderá a um projeto de desenvolvimento da região. Segundo o prefeito Volmir Bielski, o poço era uma reivindicação antiga da comunidade. 

Na quarta-feira passada (8), foram iniciadas obras na comunidade de Capela Velha, no município de Chuvisca, para abertura de um poço. O novo poço oferecerá água para cerca de 35 famílias. 

Na quinta-feira passada (9), começaram os trabalhos nas comunidades de Vila Sefrin, Linha Floresta e na área industrial de Selbach. O Dinfra está deslocando sua equipe com maquinário (perfuratriz rotopneumática) para o município, onde perfurará três poços. As obras atenderão cerca de 100 famílias e permitirá o abastecimento e a ampliação de atividades de indústrias. 

Em São José do Herval, uma equipe do Dinfra já está trabalhando em dois poços, que atenderão cerca de 55 famílias das comunidades de São Cristóvão e Vista Alegre. Já em Tiradentes do Sul, os trabalhos estão em andamento para a abertura de um poço que beneficiará cerca de 60 famílias da comunidade de Lajeado Bonito. 

Desde o começo do ano, o Dinfra escavou 11 poços, nos municípios de Barros Cassal, Mato Castelhano, Barra do Rio Azul, Cerro Grande do Sul, Pinheirinho do Vale e Palmitinho (previsão de um mês de trabalho). 


Texto: Ascom SDR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário