domingo, 12 de abril de 2015

Premiação do 23º Pérola Em Canto e show nacional de Sá & Guarabyra marcam segunda noite do 31º Reponte da Canção


A segunda noite do 31º Reponte da Canção, no sábado (11) foi marcada pelo anúncio das composições vencedoras do 23º Pérola Em Canto e pelo show nacional de Sá & Guarabyra. Com letra e música de Adão Quevedo e arranjo coletivo, o chamamé “No passo das lavadeiras” foi a vencedora na linha campeira, conquistando também o troféu de melhor poesia. O zamba “Pedacito del cielo”, com letra de Kadinho Freitas, música de Nene de Freitas e arranjo coletivo, venceu na linha manifestação regional. As duas composições concorrem no 31º Reponte da Canção durante a noite de domingo (12).

No passo das lavadeiras - Vencedora na linha campeira

Pedacito del cielo - Vencedora na linha manifestação regional

Na ocasião, também foi entregue o troféu de melhor arranjo instrumental à composição “Ao som da milonga”, com letra e música de Rafael Madruga e arranjo coletivo.O 23º Pérola Em Canto recebeu inscrições de 86 composições de artistas lourencianos. Destas, dez foram selecionadas para se apresentarem durante o evento, sendo cinco em cada linha.

As composições foram avaliadas na linha campeira por Cristiano Vieira, Ângelo Franco e Xiru Antunes. Na linha manifestação regional, as composições foram julgadas por: Marcelo Delacroix, Nilton Junior da Silveira e Pedro Munhoz. Os jurados foram eleitos pelo público durante a 30ª edição do Reponte da Canção e são responsáveis por escolher as vencedoras do 23º Pérola Em Canto e do 31º Reponte da Canção. As composições são avaliadas com notas de 0 a 10, nos seguintes quesitos e pesos: letra (30%), melodia (30%), intérprete (20%), palco (10%) e arranjo (10%).

Na noite de sábado (12), o festival teve início com a execução do Hino Rio-Grandense  no sax pelo músico Juliano Lacerda, seguido pela exibição do vídeo de abertura com depoimentos sobre a história do Reponte da Canção, produzido por Gabriela Lamas. Na sequência, alunos da E. M. E. F. Professora Marina Vargas apresentaram “A saga de um guerreiro dos Sete Povos das Missões”. Após, foi realizada a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito Daniel Raupp, do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Raul Lourenço Crespo (PTB), do deputado estadual, Zé Nunes (PT), do deputado federal, Henrique Fontana (PT), o gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, Marcelo Arnoni, e o representante da ADB Alimentos, patrocinadora máster do festival, Darlan Gowert.

Na oportunidade, o prefeito Daniel Raupp destacou o apoio dos patrocinadores e colaboradores, indispensáveis para a realização do evento. “Quero agradecer sinceramente a todos os servidores, a comissão artística e organizadora, os patrocinadores e colaboradores e também a todos os apreciadores da cultura gaúcha, que contribuem para o crescimento do festival, garantindo que o Reponte da Canção tenha chegado sem interrupções á 31ª edição. Esta também é uma realização de todos os ex-prefeitos do município que acreditaram no festival” – afirma. “Proteger o Reponte é uma tarefa de todos nós, manter e cultuar nossas raízes, nossa identidade e nossa cultura. Nossa Administração não medirá esforços para valorizar o Reponte” – destaca.

Após a abertura oficial do 31º Reponte da Canção, os jurados desta edição do festival se apresentaram no palco do Galpão Crioulo. Em seguida, mais cinco composições concorrentes ao 23º Pérola Em Canto foram apresentadas: Flor de borracheira, No passo das lavadeiras e Quando a lua se debruça, na linha campeira; e Sinal de Lamento, e Pedacito del cielo, na linha manifestação regional. Na sequência, foram apresentadas mais sete composições: Prece a Senhora do Rosário, Do lunar de Sepé, Viola doida de pedra, e Cuando uma plaza llora, na linha manifestação regional; e Alma e voz de uma carreta, Armas pra lida, e O recorredor na linha campeira.


Nos últimos anos diversas atrações nacionais marcaram presença no festival, como Renato Teixeira, Jair Rodrigues e Sérgio Reis. Em sua 31ª edição, o Reponte recebeu o show nacional da dupla Sá & Guarabyra, que apresentou seus grandes sucessos do rock rural, estilo que os consagrou e completa 40 anos estrada. Sá destacou a hospitalidade dos lourencianos. “Já estivemos em São Lourenço do Sul há alguns anos. É sempre um prazer voltar e ver a lagoa de novo, navegar um pouquinho. São Lourenço é uma delícia, a gente gosta muito daqui e esperamos voltar mais vezes” – conta. Guarabyra relatou que foi casado com uma lourenciana e costumava visitar o município. “Não é como estar em casa, mas é visitar um lugar do meu passado que eu amo muito” – afirma.

Na praça de alimentação, Cristiano Quevedo e Erlon Péricles encerraram a segunda noite de festival, com o show Parelha.


Terceira noite de festival

A terceira e ultima noite do festival, no domingo (12), será marcada pela entrega da premiação e anúncio das composições vencedoras do 31º Reponte da Canção. As atividades no Galpão Crioulo tem início com a apresentação das 16 músicas concorrentes: Flor de abóbora, Pra cá da cancela, Y la vida triunfo, Com a tropilha por diante, Alma e voz de uma carreta, Armas pra lida, O recorredor e No passo das lavadeiras, na linha campeira; e O poeta “une verso”, Refúgios, Acorda Brasil, Prece a Senhora do Rosário, Do lunar de Sepé, Viola doida de pedra, Cuando uma plaza llora e Pedacito del cielo, na linha manifestação regional.

Pedro Guerra apresenta o show de intervalo que antecede a premiação. A apresentação de Daniel Torres encerra o festival. Na noite de domingo (12), serão anunciados os jurados do 32º Reponte da Canção e 24º Pérola Em Canto. Eles são escolhidos através de votação popular pelo público.

Durante o 31º Reponte da Canção, são realizados paralelamente o 23º Pérola Em Canto, o 10º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço em Dança”, a 1ª Mostra Internacional de Artesanato e a 11ª Feira de Economia Solidária.

O 31º Reponte da Canção é apresentado por Liliana Cardoso e Cristiano Quevedo. O festival é realizado pela Prefeitura de São Lourenço do Sul, com financiamento da Secretaria de Cultura do Estado – Lei de Incentivo à Cultura/Prócultura. Com produção da Tabla Produções Artísticas, o evento tem patrocínio master da ADB Alimentos e patrocínio da Caixa Econômica Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário