sábado, 20 de agosto de 2016

Técnicos da região de Pelotas recebem capacitação sobre Gestão Sustentável da Agricultura Familiar


Técnicos da Emater/RS-Ascar da região de Pelotas participaram de uma capacitação para a implementação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. O encontro foi realizado nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/08), na sede da Associação Rural, onde foram discutidas metas e instrumentos a serem aplicados nas propriedades das famílias assistidas.
A proposta central do Programa é promover uma gestão que atenda as esferas socioeconômicas e ambientais das propriedades rurais, de modo que todas as atividades desenvolvidas pelo agricultor estejam envolvidas nesse trabalho. Como resultado, a expectativa é de aumento da renda, ampliação de área com práticas conservacionistas, e promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas, entre outros. 

Na região de Pelotas foram capacitados 36 técnicos dos 22 municípios abrangentes. Durante a quinta-feira (18/08), foram capacitados técnicos dos municípios de Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, Tavares Arroio Grande, Jaguarão, Herval, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista. Já na sexta-feira (19/08) foi a vez dos municípios de Pelotas, Pedro Osório, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Turuçu, Arroio do Padre, São Lourenço do Sul, Canguçu e Amaral Ferrador.
Serão implantadas 22 Unidades de Referência Técnica (URTs), uma por município, onde serão realizados acompanhamentos e orientações gerenciais, com o objetivo de melhorar o resultado econômico das propriedades (renda) e também interferir nas questões ambientais, sociais e econômicas.
O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar tem previsão de atuar durante quatro anos, até 2019. O programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e, através dele, 20 mil famílias no Estado receberão acompanhamento da Assistência Técnica e Social da Emater/RS-Ascar, de forma continuada e gratuita.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário