terça-feira, 30 de agosto de 2016

Fenaban oferece 6,5% e bancários podem ir à greve

A Federação dos Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, no início da semana, proposta de reajuste salarial de 6,5% mais abono de R$ 3 mil. O Comando que representa a categoria já orientou a rejeição da proposta com indicativo de greve a partir do próximo dia 6. “Esta proposta dos banqueiros é uma provocação”, diz o diretor do Sindicato dos Bancários de Pelotas, Luís Diogo, acrescentando que o índice está “muito abaixo dos 14,78% reivindicado pela categoria, sem falar no fato de que os bancos chegam a dizer que pagam muito para os bancários e que o setor não é o mais lucrativo do país”, diz Diogo. “Mas os números não metem. Entre 2003 e 2016, por exemplo, os lucros dos bancos cresceram mais de 150%, enquanto a remuneração média dos bancários cresceu só 14,9%, abaixo do crescimento do ganho real acima da inflação, que foi cerca de 16%”, complementa

O lucro dos cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) no primeiro semestre de 2016 somam R$ 29,7 bilhões.

Diante da proposta considerada rebaixada da Fenaban, os bancários de todo o país farão assembleias nesta quinta-feira (1º/9) para avaliar a proposta e decidir se entram em greve a partir do dia 6/9. Caso a greve seja aprovada, haverá uma assembleia na próxima segunda-feira (5/9) para preparar o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário