Gabriela Richter Lamas é cineasta de São Lourenço do Sul. É diretora e coprodutora do curta metragem de ficção Sesmaria que conta a história de dois agricultores familiares William e Hilda que são plantadores de fumo.
O filme, gravado na localidade de Sesmaria, interior de São Lourenço do Sul, é uma obra, inédita, e foi concebida para participação em festivais e em 2016 busca integrar o Festival de Cinema de Gramado. É dos gêneros drama e filme-arte, e aborda os dramas da produção de tabaco nos seus reflexos na vida dos produtores, suas implicações com a depressão e os altos índices de suicídios registrados na colônia lourenciana e em outras localidades produtores de tabaco.
O filme foi gravado em pomerano e também aborda aspectos da cultura, hábitos e tradições deste povo tradicional característico do Sul do Brasil.
Para Gabriela, o cinema é um instrumento muito forte para identificação de uma cultura, quando tu mostra para um cidadão pertencente a um povo tradicional como o Pomerano quanto é bonito o que é seu, ocorre uma identificação muito intensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário