segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Obras de recuperação da orla da praia começam nos próximos dias

Começam nos próximos dias as obras de recuperação da orla da praia. A ordem de início e o contrato com a empresa lourenciana Artefatos de Concretos Peters foram assinados na tarde de segunda-feira (25) pelo prefeito Daniel Raupp. Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, o coordenador municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn, a secretária adjunta de Planejamento e Meio Ambiente, Angelita Kohn, e a agente administrativo Teresa Kams Gouvêa.

A obra receberá um investimento de R$ 284.087,24 (duzentos e oitenta e quatro mil oitenta e sete reais e vinte e quatro centavos), recursos do Ministério da Integração Nacional. Devido a legislação vigente que permite a dispensa em até 180 dias da data de publicação da Portaria Nº 214/2015, que reconhece a situação de emergência pelo Governo Federal, o município conseguiu contratar a execução da obra com dispensa de licitação.

Segundo a secretária adjunta de Planejamento e Meio Ambiente, Angelita Kohn, a obra compreende a reconstrução do calçadão da Avenida Getúlio Vargas em 18 trechos, além da instalação de lixeiras, reposição de areia em diversos pontos e ciclofaixa. Angelita explica que a empresa deve priorizar três áreas mais danificadas: a região próxima ao arroio Carahá, uma área entre o Hotel das Figueiras e o Parque Recanto da Ilha, e outros pontos entre o Parque Recanto da Ilha e o Trapiche da Barrinha.

O prefeito Daniel Raupp destacou a importância do esforço de todas as equipes de gestão e dos órgãos envolvidos na elaboração, encaminhamentos e aprovação dos projetos. Além das obras de recuperação da orla das praias, o município foi contemplado com recursos para execução da contenção das margens do rio São Lourenço e do arroio Carahá e para a reconstrução de uma ponte na localidade de Costa Alegre, no 5º Distrito. “Mais de R$ 1,8 milhão serão disponibilizados para estas obras. Estamos aguardando a conclusão dos projetos executivos da ponte e da contenção das margens e a previsão é de que em um prazo de 10 dias estas obras sejam encaminhadas para licitação” – afirma. “Apesar das dificuldades financeiras e orçamentárias enfrentadas pelo município, conseguimos aprovar a liberação destes recursos ainda antes do final do ano, para recuperar nosso município atingido duramente pela cheia da Laguna dos Patos” – destaca.


Para o secretário municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Rodrigo Seefeldt, a possibilidade de executar estas obras é resultado de muito empenho de todas as equipes da Prefeitura envolvidas e de todas as entidades do setor público e privado que colaboraram no levantamento de dados e elaboração dos relatórios. “O contato permanente com o Governo Federal e a participação e envolvimento de todos os agentes foi fundamental para a liberação destes recursos” – afirma.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Ilton Kuhn, destaca a adesão de São Lourenço do Sul à Campanha Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2015, o município faz parte de uma iniciativa global com mais de 2,6 mil cidades participantes, construindo resiliência e formando uma rede de auxílio e trabalho conjunto com os municípios da região. “Para nós da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é motivo de orgulho, pois trabalhamos muitos dias e noites durante o período em que as águas da Lagoa dos Patos invadiram as ruas da orla da praia e o do roio São Lourenço. Trabalhamos na mitigação, colocação de pedras para diminuir os impactos, entre outras ações prioritárias, e depois passamos a atuar na resposta, socorrendo as pessoas em risco. A reconstrução da estrutura danificada pelos estragos é o último passo” – afirma.
Enquanto algumas equipes da Prefeitura realizavam o levantamento de dados e o cadastramento no Sistema Nacional de Defesa Civil, com a demarcação das áreas de risco e o registro dos prejuízos públicos e privados, outras equipes atuavam na recuperação imediata dos estragos e na limpeza da cidade. Para preparar os balneários lourencianos para a temporada de veraneio, desde o final do mês de outubro a limpeza foi intensificada, sendo realizada inclusive aos finais de semana pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário