quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Campanha da Ecosul tem foco na correta separação de resíduos

A reciclagem é essencial na gestão de resíduos. Com essa premissa a Ecosul lançou uma campanha de conscientização com foco nos colaboradores da empresa e usuários do Polo Rodoviário de Pelotas. “A ideia é sensibilizá-los quanto a atitudes corretas em relação a separação dos resíduos”, explica o coordenador de Sustentabilidade da concessionária, Rodrigo Carré. Entre as ações de disseminação da campanha estão placas informativas instaladas nos postos SAUs da BR 116 (Retiro e Cristal) e Capão Seco (BR 392), além das cinco praças de pedágio e dos postos de pesagem (Balanças).

      O viajante que parar no SAU para tomar um café ou beber água será estimulado a fazer a correta destinação do copo de plástico, por exemplo, onde cartazes próximos aos coletores servem de incentivo. “O material salienta a maneira correta de separação dos resíduos, uma atitude simples que pode contribuir muito para preservação do meio ambiente cotidianamente”, complementa Rodrigo.

         A concessionária tem o objetivo de atender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e criou um Plano de Gerenciamento de Resíduos onde o material coletado é encaminhado as cooperativas de reciclagem. Este processo permite evitar o desperdício e converter os materiais em produtos de potencial utilidade. O material é enviado para Cooperativa de trabalho dos Agentes Ambientais (FRAGET – COOTRAFA) onde famílias tiram sua renda da reciclagem. “A partir do correto entendimento do descarte de resíduos, materiais como copos de plástico, garrafas pet e papel são reciclados”, finaliza Rodrigo.

         OBJETIVO DA LEI – A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Através dos instrumentos da PNRS o Brasil quer atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.

        A Lei prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos e cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões.

Fonte: Ecosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário