segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Semana de Consciência Negra do campus São Lourenço do Sul abrange público diverso

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena (Neabi), do campus São Lourenço do Sul (SLS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizou, de 21 a 24 de novembro, a Semana de Consciência Negra – Afrofurg. O evento teve a participação de quilombolas, estudantes do campus, do movimento de consciência negra local e da comunidade em geral.


 Com o objetivo de resgatar a história, memória e cultura do povo negro, o evento possibilitou fortalecer e projetar ações e projetos que contribuam no resgate da história deste povo, por meio de palestras, oficinas e apresentações culturais. A coordenadora do Neabi, professora Graziela da Rosa, conta que os diálogos ocorreram com a mediação de lideranças do movimento de consciência negra, que inspiraram jovens a buscar políticas públicas e ações afirmativas, buscando erradicar o preconceito e racismo existentes.

A professora acredita que falar de consciência negra, de racismo e da história do povo negro deve ser um exercício cotidiano, poém a data possibilita um marco para que as reflexões sejam potencializadas, explicitando o quanto é preciso avançar nesta temática em todas as áreas do conhecimento. A Semana da Consciência Negra – Afrofurg do campus São Lourenço do Sul foi organizado pelas acadêmicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Taís Pereira e Thaís Mendes, e pela professora Graziela.

Os interessados em participar destas e outras discussões do Neabi – campus SLS podem entrar em contato pelo e-mail grazirinaldi@gmail.com ou pela página do núcleo no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário