quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Reunião com prefeitos que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã acontece em Cristal.

Na Quarta-Feira (07), aconteceu nas dependências do Salão Paroquial da Igreja Católica de Cristal, a Primeira reunião com os Prefeitos que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.
Na ocasião compareceram os Prefeitos, Prefeitas e alguns dos seus representantes, a fim de definirem qual a posição do grupo a respeito do projeto “Caçapava do Sul” da empresa Votorantim, que pretende instalar uma Mineração para extração de metais pesados (zinco, cobre e chumbo) no alto Camaquã. 


A região situa-se no médio e baixo Camaquã e a instalação da empresa no alto Camaquã poderá trazer prejuízos ambientais. Constituindo basicamente uma economia agropecuária e pecuária, tendo como prioridade a preservação dos rios, o que não permite a possibilidade de contaminação em nossas águas. O assunto é preocupante, de acordo com os professores da FURG de São Lourenço do Sul Senhora Marlene Rios Melo e Senhor Carlos Alberto Seifert Jr. 
A instalação da empresa em Caçapava do Sul pode causar um desastre ambiental em toda a região que compõe a Bacia hidrográfica do Rio Camaquã. O Professor Antonio Philomena da FURG de Rio Grande é categórico em seu parecer, onde exprime o descontentamento com a instalação da empresa. Os representantes da Fepam Senhora Andréa Garcia e Senhor Renato Chagas, acalmaram os Prefeitos garantindo que o Projeto esta ainda em fase inicial e o grupo pode encaminhar questionamentos e ações em qualquer momento e que prazos não serão estipulados por ser um grupo de Prefeitos da região. Ficou definido que os Prefeitos procurarão o governo do estado na pessoa do Governador Ivo Sartori, na expectativa de ouvir qual posição sobre o processo de Mineração da região do Alto Camaquã.

Estavam presentes: Prefeitos ou seus representantes dos seguintes municípios; além de Cristal (Prefeita Fábia Richter) o anfitrião do evento; Camaquã (Prefeito João Carlos Machado e Renato Zenker, futuro secretário do Meio Ambiente, representando o prefeito eleito Ivo Lima Ferreira); Tapes (Prefeito Sílvio Luís da Silva Rafaelli); São Lourenço do Sul (Gilmar Ludtke Vice-Prefeito atual e Rudinei Harter Prefeito eleito/2017); Arambaré (Prefeita Joselena Scherer); Cerro Grande do Sul (Robson Vaz da Silva, Secretario de meio ambiente); Amaral Ferrador (Prefeito eleito/2017 Natanael Satiro do Val Candia); Chuvisca (Prefeito Ervino Wachholz); Dom Feliciano (chefe de Gabinete Aline Rosiak) e Encruzilhada do Sul (Assessor Jurídico); 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cristal.

LEIA TAMBÉM
Canguçu realizou audiência pública sobre o tema. Lourencianos participaram. Clique aqui e saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário