quinta-feira, 16 de junho de 2016

Reunião aproxima Emater/RS-Ascar e agentes de crédito

Com o objetivo de definir metas e ações na área de crédito rural, assistentes técnicos regionais das 12 regiões administrativas da Emater/RS-Ascar estiverem reunidos, na terça e quarta-feira (14 e15/06), em Porto Alegre. O encontro, coordenado pelo gerente técnico estadual Valmir Wegner e pelo assistente técnico estadual Dulphe Pinheiro Machado, contou com a presença do diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, e de representantes dos agentes de crédito Sicredi Central e da superintendência do Banrisul. 
O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, destacou a disponibilidade das agências de crédito participarem da atividade. “Já havíamos visitado as agências, contudo, estamos conseguindo aproximar as instâncias intermediarias e assim nivelar as dificuldades operacionais e, com isso, fazer uma ação que irá beneficiar o agricultor. O crédito rural é uma ferramenta da extensão rural e essas parcerias devem ser institucionalizadas, ultrapassando os limites de uma gestão”, destacou Moura.
O superintendente executivo do Banrisul, Odir Antônio Zalamena, também vê como vantajosa a aproximação. “A integração entre a Emater e o Banrisul é uma ideia pioneira e válida para unir as equipes. Conversando com os técnicos podemos discutir problemas e realizar ajustes nos sistemas de crédito”, frisa. Segundo o superintendente, as linhas de crédito rural estão disponíveis para todos os públicos, o pequeno, médio e grande produtor, bem como para a pessoa física, sendo que as mesmas têm previsão de começar a operar no início da safra de verão.

Pronaf
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) visa o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, agregando valor ao produto e à propriedade. Além do financiamento da produção, desde o custeio até a comercialização, e de investimentos produtivos, o Pronaf possuí outras linhas de financiamento voltadas à promoção da sustentabilidade e geração de renda como, por exemplo, o Pronaf Jovem, Pronaf Eco, Pronaf Mulher, Pronaf Agroecologia, Pronaf Agroindústrias, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário