segunda-feira, 27 de junho de 2016

Prefeito Daniel Raupp inaugura novo prédio da E. M. E. I. Recanto Feliz

Uma área de aproximadamente 1,2 mil metros quadrados atenderá cerca de 200 crianças dos bairros Navegantes e Barrinha, ampliando as vagas na educação infantil da rede municipal de ensino. Trata-se do novo prédio da E. M. E. F. Recanto Feliz, inaugurado na tarde de sábado (25), na Rua São João, 625. A obra pleiteada pelos moradores da região através do Orçamento Participativo integra o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância.

Com as novas instalações, serão abertas 114 novas vagas na E. M. E. F. Recanto Feliz, além de atender aos alunos que já estudam na escola. Cerca de 200 crianças dos bairros Barrinha e Navegantes serão beneficiadas com o novo prédio, sendo 115 vagas para turno integral para crianças de 0 a 3 anos e 80 vagas em turno parcial para crianças com 4 ou 5 anos. A escola funcionava na esquina das ruas Barão do Triunfo e Gal. Osório e já atendia aproximadamente 80 crianças.

O processo de matricula para as novas vagas começa na terça-feira (28) e se estende até a sexta-feira (1º).  O edital com a documentação necessária e mais informações sobre a realização da matricula pode ser acessado no site da Prefeitura (www.saolourencodosul.rs.gov.br).

Foram investidos R$ 1.507.684,85 (um milhão quinhentos e sete mil seiscentos e oitenta e quatro reais e oitenta e cinco centavos) na execução das obras, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e contrapartida da Prefeitura. O novo prédio conta com um amplo espaço com salas de pré-escola; creche I, II e III; bloco administrativo; setor de serviços; setor multiuso com laboratório de informática e sala de leitura; pátio coberto e refeitório; anfiteatro e praça de recreação.

Durante a solenidade de inauguração, alunos da escola e a Banda Marcial Monsenhor Gautsch apresentaram-se. Em seguida, discursaram as seguintes autoridades: o prefeito Daniel Raupp, o deputado estadual Zé Nunes, o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Pereira, as secretárias municipais de Planejamento e Meio Ambiente, Andréa Citrini , e de Educação, Cultura e Desporto, Anete Peglow da Silveira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Neda Maria Bartz Marth, a diretora da E. M. E. I. Recanto Feliz, Luciana Bartz Bandeira, e o vice-presidente da Associação de Pais e Mestres da E. M. E. I. Recanto Feliz, Iltom Kuhn.

O prefeito Daniel Raupp destacou a importância do Orçamento Participativo (OP) como ferramenta de gestão orientando a Administração Municipal sobre as demandas da comunidade quanto à aplicação de investimentos. Ele afirmou que 100% das demandas do bairro no OP foram priorizadas. Raupp também salientou o comprometimento da equipe que trabalha na escola para uma educação de qualidade. “Muito mais que uma infraestrutura melhor, entregamos hoje uma escola com uma equipe que trabalha com amor e dedicação, por uma educação de qualidade e para formar cidadãos” - afirma.

A diretora da E. M. E. I. Recanto Feliz, Luciana Bartz Bandeira agradeceu emocionada a todos que envolveram e trabalharam para conseguir inaugurar a escola, em especial a equipe da escola, que não mediu esforços para que o espaço estivesse pronto para a solenidade. “Estou muito contente, pois foi uma caminhada de muita luta” - afirma. Ela lembrou a participação da professora Fátima Armesto, que mobilizou toda a comunidade a votar pelo prédio no OP. Ela destaca que além de uma melhor infraestrutura, a equipe também está comprometida em oferecer uma escola pública com educação de qualidade.


A secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente Andréa Citrini também se emocionou relembrando a trajetória até a inauguração do novo prédio, desde a compra do terreno, a empresa contratada que abandonou a obra, a luta do município para responsabilizar a empresa, conseguir recursos e retomar a obra, concluindo o espaço que segue um padrão nacional para a educação infantil.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Anete Peglow da Silveira, São Lourenço do Sul foi o primeiro município contemplado pelo Ministério da Educação com a construção do prédio. Concluir a obra e entregar a escola a comunidade é motivo para celebração, considerando a quantidade de municípios que não conseguem finalizar as obras do Proinfância devido a problemas com a licitação e empresas contratadas.

Fotos: Mariana Araúho
A Prefeitura rompeu o contrato anterior por um desacordo com a empresa Cláudio Espíndola Engenharia Ltda, de Santiago. Foi realizada um novo processo licitatório e a empresa Soares e Schulz Ltda retomou as obras em abril de 2015, concluindo a escola.

A solenidade contou com apresentação dos alunos da E. M. E. I. Recanto Feliz e da Banda Marcial Monsenhor Gautsch. 

Prefeitura de São Lourenço do Sul
Departamento de Comunicação (DECOM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário