terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Programa de Recebimento de Embalagens retoma roteiro no Sul e no Litoral gaúchos

Janeiro 2016 - Reiniciou nesta segunda-feira, 11 de janeiro, o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos pelas regiões Sul e Litoral do Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram retomados por São Lourenço do Sul e, na sequência, o recebimento será em Cristal, Chuvisca, Sertão Santana e Dom Feliciano. As equipes estarão na região sul-rio-grandense até o começo de março, quando terá início o roteiro pelo Litoral gaúcho. A etapa final das duas regiões está prevista para ocorrer dia 11 de março, com presença dos caminhões em Caraá e Santo Antônio da Patrulha e recolhimento das embalagens também dos produtores de Rolante, Taquara, Riozinho, São Francisco de Paula e Gravataí. O roteiro completo está disponível no site do SindiTabaco (www.sinditabaco.com.br).

A ação permanente e itinerante desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), já possibilitou o recolhimento de mais de 12,3 milhões de embalagens desde o ano 2000. O trabalho abrange 2,3 mil pontos de coleta em 563 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, beneficiando mais de 130 mil produtores de tabaco. Este programa se constitui em um grande facilitador aos produtores integrados para o cumprimento da legislação que trata da correta destinação das embalagens de agrotóxicos, seja daqueles usados no cultivo do tabaco como em outras culturas, já que são agricultores diversificados.  A lavoura do tabaco utiliza atualmente apenas 1,1 kg de ingrediente ativo por hectare, enquanto em outras culturas, esse volume pode chegar a 70 quilos por hectare. 

Com dispositivos móveis
Em 2015, quando o programa completou 15 anos, o sistema de coleta passou a contar com o uso de dispositivos móveis (tablets) para o registro de dados e emissão dos recibos aos agricultores, tornando mais fácil a gestão dos roteiros percorridos. As anotações passaram a ser feitas em um aplicativo desenvolvido especialmente para o programa. A sincronização com a base de dados ocorre sempre que houver conexão com a Internet, possibilitando que a administração do programa tenha dados atualizados instantaneamente das rotas e das coletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário