Acontece neste sábado (07) o jantar alusivo ao Dia da Consciência Negra. O jantar será realizado no Pérola Tênis Clube e agrega a culinária africana com pratos típicos e ritmos de mesma origem. Os ingressos para o jantar podem ser adquiridos no valor de R$20,00 com a Scarlet e a Juliana, no Cantinho da Solidariedade, e no setor de Protocolo da Prefeitura, com a Tiéle.
Durante o jantar será conhecido o novo grupo de trabalho do segmento de Consciência Negra de São Lourenço do Sul. A animação fica por conta do grupo “Amigos do Samba” com ritmos envolvendo o samba, pagode, sertanejo e o carnaval. Mais informações através do fone (53)8402-7296 – Scarlet.
Por que comemorar essa data?
A data oficial é no dia 20 de novembro e faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência na luta contra a escravidão. Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares que, por sua vez, abrigava todos os que buscavam liberdade, como negros, escravos, índios e brancos em busca de uma vida melhor.
Palmares era visto como a “Terra Prometida” o que despertou, na época, desconfiança por parte do poder colonial vigente que investiu em tropas a fim de destruir o Quilombo. No ano de 1695, aconteceu a ação decisiva. O Quilombo resistiu durante 22 dias e culminou com a morte do líder Zumbi em 20 de novembro.
Comemorar a data propõe uma reflexão sobre o papel do negro na sociedade e sobre as lutas e conquistas enfrentadas ao longo dos anos. As atividades estabelecem um contato mais próximo com a comunidade e propiciam espaço para discussão e debate sobre temas como igualdade racial e políticas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário