Está acontecendo, até este sábado (28), o Terceiro Seminário de Educação Da Região Sul, na AABB de São Lourenço do Sul. O encerramento está previsto para às 17h deste sábado.
Fotos: Paulo Eliézer-Especial
O III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo ocorrerá na cidade de São Lourenço do Sul, cidade onde a Universidade Federal do Rio Grande - FURG possui o campus que abriga seu curso de Licenciatura em Educação do Campo. Este evento é uma iniciativa de várias Instituições Públicas de Ensino Superior, de Secretarias Municipais de Educação e de diferentes organizações de Movimentos Sociais do Estado do Rio Grande do Sul.
O III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo busca integrar professores da Educação Básica do campo e da cidade, secretários/as de educação, pesquisadores na área, docentes do ensino superior, acadêmicos das Licenciaturas, especialmente das Licenciaturas em Educação do Campo do Rio Grande do Sul, estudantes dos cursos de pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e sujeitos do campo (indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores, entre outros).
Esta é uma construção coletiva e solidária, na qual os atores deste processo articulam-se, tendo entre outros desafios, contribuir na melhoria da formação dos professores da Educação Básica. Tal melhoria deve se dar através do fortalecimento dos espaços de questionamentos, da análise da conjuntura política e social e de proposições teóricas e metodológicas que visem a instrumentalizar esses sujeitos para uma reflexão crítica capaz de propor sempre novos projetos que atendam as diferentes necessidades dos povos do campo.
O III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul precederá o Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo (SIFEDOC) a ser realizado no Estado do Rio Grande do Sul, em 2016. Portanto, a realização do evento proposto aqui é fundamental para o processo de continuidade e fortalecimento das discussões e debates sobre o tema na região.
A metodologia de trabalho será composta por espaços de diálogo e participação, dentre eles: painéis, apresentação de trabalhos (nas modalidades trabalho completo, relato de experiência e pôster), atividades místicas e culturais, oficinas (à noite), feira de economia solidária.
Mais informações sobre eventos anteriores podem ser encontradas em SIFEDOC (http://coral.ufsm.br/sifedoc/index.php/)
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Propiciar espaços de problematização sobre as práticas pedagógicas nas escolas do e no campo, seus princípios epistemológicos, legais, teóricos, metodológicos em uma perspectiva emancipatória. Tais discussões e problematizações visam a fortalecer, a partir dos trabalhos já realizados nas práticas de educação do campo regional, o processo de construção do Projeto de Campo, de Sociedade e de Escola Pública a partir da Pedagogia do Campo e Educação Popular.
Objetivos Específicos
Promover o debate crítico sobre a relação entre Escolas, Comunidades, Movimentos Sociais e as Questões Agrárias;
Viabilizar a discussão sobre a necessidade de vinculação das escolas do campo, com a questão agrária, o desenvolvimento rural e o Projeto de Educação do Campo;
Socializar as pesquisas produzidas pelos programas de Pós-Graduação participantes e viabilizar articulações entre pesquisadores para a produção de investigações coletivas, notadamente no estado do Rio Grande do Sul;
Incentivar o fortalecimento de pesquisas e práticas em Educação Popular e Educação do Campo, no âmbito das instituições públicas organizadoras, no estado do Rio Grande do Sul;
Efetivar um espaço dialógico capaz de ampliar o debate teórico e socializar as experiências vividas na escola e a produção da vida no campo;
Promover a troca de experiências sobre a alfabetização e letramento nas escolas no e do campo;
Fortalecer o debate sobre a construção da Gestão escolar participativa nas escolas no/do campo, o currículo e conhecimento na escola no/do campo;
Possibilitar a discussão sobre a construção da humana docência e do saber ambiental como suportes fundamentais para o fazer cotidiano na sala de aula nas escolas no e do campo;
Publicar os trabalhos apresentados nos Anais do evento e produzir um livro sobre o tema Educação do Campo com participação coletiva.
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