Nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Zé Nunes (PT), organizou e coordenou as atividades da comitiva de prefeitos da Zona Sul. O grupo, composto por prefeitos, secretários municipais e dirigentes hospitalares, cumpriu extenso roteiro em Porto Alegre, para buscar soluções para o caos da saúde. O primeiro compromisso foi na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, quando os gestores expuseram a situação dramática que estão enfrentando. “Nossa grande preocupação é quanto aos atrasos de recursos para a manutenção de hospitais de pequeno e médio porte, bem como para os programas de atendimentos à saúde pública”, explicou Zé Nunes.
Conforme levantamento da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), os atrasos já chegam a R$ 57 milhões, colocando os municípios colocam e toda a população da Zona Sul do Estado em posição de alerta e de muita insegurança. A situação mais dramática é a do Hospital de Caridade Santa Casa de Rio Grande, que soma atrasos de mais de R$ 21 milhões, com grandes possibilidades de fechamento. “É importante salientar que esta entidade oferece 400 leitos pelo SUS e é referência para toda região”, destacou.
A tarde, a comitiva seguiu em agenda com Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, e Tribunal de Justiça e Casa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário