segunda-feira, 17 de abril de 2017

Estudantes de Campo Bom (RS) criam aplicativo de celular para incentivar a reciclagem

Engajamento para mobilizar a comunidade em prol da reciclagem e por melhores condições para catadores foi destaque do prêmio Desafio Criativos da Escola
  
Como melhorar a coleta seletiva e as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis de Campo Bom (RS)? Essa inquietação motivou um grupo de estudantes do 6º, 7º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Educação Integrada a desenvolver o ‘Curta Coleta Seletiva’. Um aplicativo gratuito para celulares, a ferramenta informa os dias de coleta seletiva nos bairros, explica como separar os resíduos, dá dicas de preservação ambiental e do local correto de descarte de eletrônicos, além de disponibilizar o contato para que o usuário denuncie o não cumprimento do horário da coleta. A iniciativa foi um dos destaques da segunda educação do Desafio Criativos da Escola.
A ideia surgiu após uma pesquisa realizada com mais de mil moradores da cidade, que apontava que 70% dos entrevistados realizavam o descarte correto dos resíduos. No entanto, durante visita à Usina de Reciclagem de Campo Bom, os alunos observaram que apenas cinco toneladas, das 40 toneladas diárias recebidas pela coleta realizada pela prefeitura, vinham separadas de maneira adequada, sendo o restante misturado com outros materiais. Também nesta visita, o grupo percebeu que as condições de trabalho dos catadores eram insalubres já que tinham que lidar com tantos rejeitos.
Para mudar essa realidade e disseminar o aplicativo, os alunos contaram com a ajuda de voluntários da área de gravação e edição de vídeos, e deram vida ao youtuber ficitício ‘Max Trash’, que alerta para a importância da reciclagem.  No canal, os estudantes postam curtas-metragens sobre o descarte adequado de materiais secos e orgânicos. Atualmente, o grupo segue ampliando a divulgação da ferramenta e estão em busca de apoio para participar de encontros e mostras fora do município. Também buscam uma parceria com a nova gestão municipal para poderem realizar as gravações dos vídeos dentro das escolas e na Usina de reciclagem.
As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. O Desafio, realizado pelo projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana, irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário