segunda-feira, 24 de abril de 2017

ALPA - 14 anos de trabalho voluntário

ALPA: 14 anos de trabalho voluntário e dedicação ao bem estar dos animais

Com 14 anos de trabalho voluntário, a Associação Lourenciana de Proteção Animal (ALPA) luta pelo bem estar dos animais e pela conscientização da comunidade sobre o tema. Presidida por Beth Duarte, a associação conta com um grupo atuante de voluntários engajados na causa, pessoas que doam parte do seu tempo ou ração, remédios e um espaço em suas casas, sem receber remuneração financeira por este trabalho e nem sempre tem a importância de seu trabalho reconhecida pela sociedade.

A recompensa está na recuperação dos animais que sofrem maus tratos, no olhar e sorriso dos cães, gatos e cavalos, entre outras espécies que recebem cuidados pelos protetores, além de atendimento veterinário e muito carinho. A rio-grandina Rosana Costa, que reside há seis anos em São Lourenço do Sul, se encantou pelo trabalho desenvolvido pela ALPA e decidiu colaborar. “Ouvi falar muito sobre o bom trabalho realizado pela ALPA, da necessidade de apoio à causa animal, e foi então que resolvi entrar nessa luta que deveria ser de todos os humanos” - conta. “Falar da ALPA pra mim é falar de protetoras do bem, engajadas e que lutam dia e noite para proteger, resgatar e atender animais abandonados, muitas vezes abrindo mão de sua vida particular” - destaca.

Rosana afirma que sempre teve uma grande preocupação com a causa animal, por seus direitos e pela garantia de uma vida digna. “Pois é isso a vida de uma protetora, lutar voluntariamente por amor e com amor. Ser uma protetora voluntária me dá uma alegria muito grande, meus dias têm um objetivo maior, ajudar os animais. Isso não tem preço, faz muito bem ao coração” – conclui.

Giullia Freitas Duarte,  17 anos, começou a frequentar a ALPA em 2016 e passou a admirar o cuidado e a preocupação com o bem estar dos animais. Ela conta que sempre foi apaixonada por animais e fez de tudo para dar o melhor a eles.  “A partir daí é da conclusão do meu curso de auxiliar de veterinária me tornei voluntária, acompanhando todas as lutas. E dessa forma, auxiliando cirurgias, e atendimentos veterinários, meu amor por essa causa, só aumenta” – destaca.

O amor e dedicação dos voluntários é percebido imediatamente por quem visita a clínica licenciada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CMRV), uma grande conquista para a associação e para os animais beneficiados. O espaço é fruto de uma parceria firmada em 2013 entre a ALPA e a Prefeitura, que também compreendeu a necessidade de políticas públicas que visassem o bem estar animal e a redução da população de animais de rua, uma reivindicação antiga dos lourencianos e lourencianas.

A ALPA recebe mensalmente, através do convênio com a Prefeitura, R$ 3.800,00 – que foram pagos com atraso nos últimos meses segundo a entidade, recursos aplicados no salário da médica veterinária e auxiliar que atendem na clínica, medicamentos, manutenção de equipamentos, material de limpeza, alimentação dos animais, e principalmente,nas castrações de fêmeas e machos e atendimento veterinário para estes animais. A ALPA presta contas da aplicação deste valor para a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. O repasse não é suficiente para custear as atividades da clínica, que conta também com o auxílio dos voluntários para conseguir mantê-la. A ALPA ainda paga, com recursos próprios, uma anuidade no valor de R$ 1.190,00 ao CRMV.

De acordo com o contrato firmado com a Prefeitura, com o repasse a associação se compromete a realizar um número estipulado de castrações. O excedente foi realizado com reinvestimentos da ALPA. Além do atendimento médico veterinário aos animais, a ALPA apresentou durante o 1º Seminário de Animais Urbanos de São Lourenço do Sul, em fevereiro, ações educativas realizadas pelo grupo, como palestras ministradas nas escolas, onde é realizado um trabalho de conscientização para as crianças, com o apoio dos parceiros do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar.

Em um ano e oito meses de atividades, desconsiderando as castrações em animais machos, foram realizadas 381 castrações de femêas, o que representa 6.096 filhotes a menos nas ruas neste período. É um trabalho que as pessoas não enxergam, pois não conseguem mensurar o impacto das castrações a longo prazo. Se não houvesse uma política de castrações eficiente e estes filhotes tivessem nascido já estariam se reproduzindo. Teríamos em média nos dias de hoje 97,563 animais a mais nas ruas, mais que duas vezes a população de lourencianos da cidade e do interior.

Além de uma política de castrações eficiente, já implantada pela ALPA em parceria com a Prefeitura, a redução da quantidade de animais nas ruas lourencianas também deveria ser um compromisso de todos os moradores. A ALPA busca conscientizar a comunidade sobre a importância de cada um cuidar do seu animal, fornecendo boas condições de vida, evitando ninhadas indesejadas através de castrações e pleiteando a criação e implantação de uma lei de posse responsável.

A ALPA não é um canil ou gatil e é contra a sua criação no município, pois é uma medida que exime a população da responsabilidade, deseducando a comunidade e incentivando o abandono dos animais. A ALPA e o município não têm condições financeiras para arcar com os custos de um canil ou gatil a longo prazo, pois o número de animais só aumentaria e o espaço acabaria se tornando um depósito superlotado e consequentemente um problema de saúde pública e maus tratos aos animais. A clinica de atendimento da ALPA tem limites estruturais e financeiros, impossibilitando exceder o número de animais no local.

Com recursos limitados, a ALPA busca a compreensão da comunidade. O grupo de voluntários, que trabalha sem remuneração, não tem condições e nem a obrigação de recolher ou buscar os animais no domicílio. Os animais de famílias que comprovarem baixa renda tem atendimento e tratamento gratuito, desde que sejam transportados até a clínica nos dias de atendimento da veterinária.

A ALPA também auxilia na divulgação de doação de ninhadas na página da associação no Facebook. Os animais que forem doados pela ALPA, mediante assinatura de termo de adoção responsável, tem castração gratuita garantida.

Conheça mais do trabalho da ALPA através da página no facebook - https://www.facebook.com/AlpaSLS/

Nenhum comentário:

Postar um comentário