terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Projeto de lei visa homenagear lourencianos que contribuíram para a história do município com nomes de ruas e praças

A Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, tem buscado reconhecer e valorizar as personalidades lourencianas que contribuíram para o desenvolvimento de São Lourenço do Sul homenageando-os por sua marca na história em diversas áreas. Com este objetivo, o prefeito Daniel Raupp encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe a alteração na Lei Municipal Nº 1.481/1986, no que se refere à planta da cidade e ao nome das vias na zona urbana.

A proposta está tramitando na Câmara e tem como justificativa a criação de novos loteamentos, quadros e prolongamentos de trechos de ruas, assim com o a existência de vias, acessos e áreas livres de uso público e praças sem denominação oficial. Com a devida identificação, será possível prestar informações e orientações mais precisas sobre a cidade e a localização para os moradores, turistas e serviços públicos e provados.


Confira os homenageados:

- Deoclécio Jorge Brum
Deoclécio Jorge Brum nasceu em São Lourenço do Sul em 06 de setembro de 1921. Cursou o ensino científico no Colégio Gonzaga, em Pelotas. Após, o curso superior em Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou esta disciplina na E. E. E. F. Padre José Herbst, de abril de 1963 a maio de 1993. Hoje é patrono da Biblioteca da E. E. E. F. Pe. José Herbst.

- Latifa Hallal Bainy
Latifa Hallal Bainy nasceu em Pelotas, no dia 27 de outubro de 1917. Casada com Antônio Jacob Elias Bainy, foi fundadora da Casa das Novidades, negócio que prosperou. Ela recebeu da Câmara de Vereadores, o título de cidadã Sul Lourenciana no dia 22 de dezembro de 1989. Homenageada pela Escola de Samba Jurerê da Duque, Latifa foi tema do enredo da Escola: “Latifa Hallal Bainy, no Crepúsculo da Vida, uma Lição, uma Marca da Cidade!”. Ela faleceu em 11 de junho de 2009.

- Enilda Iepsen
Em 21 de junho de 1936, nasceu Enilda Iepsen, na Picada das Antas, interior de São Lourenço do Sul. Em 1958 casou-se com Rodolfo Iepsen e foi morar no Boqueirão. Lá trabalharam juntos com um armazém varejista, uma madeireira e um posto de gasolina próprios. Enilda Iepsen, além do trabalho comercial, ainda desenvolveu a costura, aprendeu a cortar cabelo e também fazia pães caseiros para a venda no armazém. O comércio em Boqueirão foi até 1975, quando o casal decidiu comprar um terreno na cidade e começaram a construir. E em 1976 foi inaugurado o Supermercado Jepsen com 500 metros quadrados juntamente com a ferragem e materiais de construção. Nesse momento Enilda Iepsen, como proprietária, tomou frente e em todas as atividades inerentes aos setores do Supermercado. No ano de 1998, foi diagnosticada com um tumor maligno, lutou e procurou a cura contra a doença, mas Enilda veio a falecer em 4 de julho de 2001.

- João Carlos Lopes “Bigonha”
João Carlos Lopes, o popular Bigonha, conhecido carnavalesco da cidade, nasceu em 24 de junho de 1935 em São Lourenço do Sul. Foi o fundador da Banda Continental ou Orquestra Continental que fez muito sucesso pelos bailes e clubes sociais de nossa cidade. Bigonha animou também charangas na Praia da Barrinha, onde trazia músicos de outras cidades para se juntar com seus componentes. Foi presidente da Sociedade XV de Novembro. Pioneiro do carnaval por 40 anos sem falhar nos bailes da cidade. Também fundou o grupo de pagode O Pagode do Bigonha. Era credenciado na OMG, da qual era apto a dar aulas em escolas públicas e privadas. Sua casa servia de escola para muitos deles. A Banda Continental ou Orquestra Continental passou por várias cidades da região, incluindo Camaquã onde fez seus shows por dois anos e também em Arambaré por um ano.

- José Luiz da Gama “Zé Girão”
José Bonifácio Girão Costa, Zé Girão, nasceu em 20 de setembro de 1960, em Pelotas. Em 15 de dezembro de 1997 foi admitido na Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, como auxiliar de enfermagem. Exerceu a profissão até 1º de dezembro de 2008.

- Luiz Mar da Silva de Moraes
Luiz Mar da Silva de Moraes, nasceu no dia 09 de novembro de 1956, em Bagé. Em 1977, foi nomeado pela Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, Inspetor de Polícia Civil, atuando em Herval e após em Pinheiro Machado. Em 1986, foi transferido para São Lourenço do Sul. Em 1990, foi assessor legislativo do deputado estadual Beto Grill. Participando sempre de movimentos sociais, com menos de dois anos de residência nessa cidade, Moraes candidatou-se à vereador pelo PDT, ficando em primeira suplência. Participou do Movimento de Consciência Negra (Movimento dos Quilombolas). Em 1992, Moraes elegeu-se vereador pelo PDT, com 647 votos. Sendo reeleito, no ano de 1996, com 571 votos. Filiou-se ao PT  e coordenou a campanha de Adão Preto (deputado federal pelo PT em 2006), e por último candidatou-se a vereador em 2008, ficando na segunda suplência com 853 votos. Faleceu em maio de 2009, devido ao câncer.

- Orlando Vernetti
Nascido no dia 24 de março de 1914, natural de São Lourenço do Sul, Orlando era um emérito construtor naval, tendo trabalhado a frente de seu estaleiro durante vários anos. Teve um papel importante como um dos fundadores da Colônia de Pescadores Z-8. Foi também fundador e presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Barra, hoje bairro Navegantes, por mais de 25 anos. Também participou da Secretaria Municipal de Saúde durante o governo de João Thofehrn. Orlando Vernetti prestava serviços funerários no município, quando ainda não existiam funerárias. Foi o precursor da doutrina kardecista no município, mantendo durante anos em anexo de sua casa de moradia na Barra, o primeiro centro espírita kardecista de São Lourenço do Sul, onde procedeu com o trabalho de evangelização na comunidade.

- José Antonio de Oliveira Guimarães
José Antonio Oliveira Guimarães nasceu em Rio Grande em 10 de dezembro de 1830. Em 1850, Oliveira Guimarães doa 1/8 de légua de sesmaria das terras que possuía á margem esquerda do rio São Lourenço para possibilitar o surgimento de uma nova povoação. Em 1858, tem início a colonização alemã em terras de São Lourenço, resultante de uma sociedade formada entre o renano Jacob Rheingantz e José Antonio de Oliveira Guimarães, que financiou o empreendimento. Também, dotou cada lote colonial com instrumentos agrícolas, animais domésticos e um cavalo para cada colono. Conhecido como Coronel Guimarães, ele foi intendente de São Lourenço do Sul no período de 1893 a 1895, ano que veio a falecer.

- Darcy da Rosa
Darcy da Rosa nasceu em 1908, entrou no exercito aos 18 anos e ficou até 23 anos quanto retornou para São Lourenço do Sul sua cidade de origem. Foi o pioneiro tradicionalista, por ter participado do reerguimento da União Gaúcha João Simões Lopes Neto, em Pelotas, e da fundação do estão CTG 35 de Porto Alegre. Idealizou e fundou nesta cidade de São Lourenço do Sul, o CTG Sepé Tiaraju, o primeiro do município.. Participou da primeira patronagem do CTG Sepé Tiarajú eleita no dia 10 de setembro de 1953. Faleceu em 1988.

- Jorge Luiz Peixoto Pereira “Gim”
Gim nasceu no dia 20 de outubro de 1963, natural de São Lourenço do Sul. Sempre dedicou sua vida ao carnaval lourenciano representando a Escola de Samba XV de Novembro. Morou dois anos em Pelotas onde participou da Escola de Samba General Telles. Criador do Grupo de Dança Afro XV de Novembro, ganhou o festival de dança afro em Santa Cruz do Sul. Gim com sua personalidade carismática e seu caráter amigo promovia desfiles beneficentes na cidade de São Lourenço do Sul e sempre esteve preocupado com a representação social negra.

- Raul Lourenço Soares Crespo “Lourencinho”
Raul Lourenço Soares Crespo, brasileiro, agropecuarista, vereador, natural de São Lourenço do Sul, nasceu em 17 de novembro de 1950. Sua trajetória na política começou aos 20 anos. Seu primeiro mandato parlamentar foi conquistado pelo PMDB em 1996, para legislatura de 1997 a 2000, sendo eleito com 667 votos. Em seu segundo mandato parlamentar foi eleito com 779 votos. Seu terceiro mandato parlamentar foi conquistado pelo PTB em 2008, para legislatura de 2009 a 2012, sendo eleito com 2080 votos, sendo o mais votado nessa eleição. Seu quarto mandato parlamentar foi conquistado pelo PTB em 2012, para legislatura de 2013 a 2016. Não veio a concluir toda esta legislatura em virtude de seu falecimento ocorrido em 05 de 2016, em pleno exercício da presidência do Legislativo Municipal. Na sua bancada parlamentar recebia a comunidade e encaminhava seus anseios e demandas. Foi presidente da Câmara Municipal no ano de 2003 e foi em sua gestão que se inaugurou e denominou o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de “Leomar Martim Lange”.  Em 2015, foi eleito e empossado o Vice-Presidente Regional da UVERGS do Rio Grande do Sul. Suas gestões administrativas foram marcadas pela economia de recursos que foram repassadas ao Executivo Municipal para utilização em custeio e obras no município. Na Câmara Municipal foi um dos vereadores que mais apresentou propostas e proposições em defesa da comunidade lourenciana. Lourencinho atuou em todos os segmentos da sociedade lourenciana, associações, sindicatos, trabalhadores rurais, comércio, indústria, agricultores, crianças, adolescentes e idosos, e sempre mantendo o vínculo com os movimentos populares. Destacaram-se entre as ações de sua gestão auxílio ao Lar dos Velhinhos Santo Antônio, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Associação dos Amigos da Brigada Militar e diversas associações do nosso município.

- Ruhd Hübner
Ruhd Hübner foi o artífice da ponte sobre o rio São Lourenço. Empreendedor e grande líder. Foi um empreendedor, quando do advento das grandes enchentes da Lagoa dos Patos nas praias da Ponta do São Lourenço, nos anos de 1982 e 1983 construiu um dique de contenção com milhares de sacos de areia e levantou o nível da praia evitando a invasão das águas, assim como instalou moto-bombas que drenaram as águas que invadiram várias ruas. Depois passou a aterrar terrenos baldios, aumentou o nível das ruas e as calçou toda a zona de praia. Construiu o Ginásio Municipal.

- Sérgio Padilha
Lourenciano, pensador, poeta, pesquisador, escritor e historiador, Sérgio Padilha foi funcionário aposentado do Banco do Brasil, patrono da Feira do Livro de São Lourenço do Sul em 1998, membro ativo do Centro de Escritores Lourencianos, da Estância da Poesia Crioula, do Grêmio Literário Castro Alves e da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, em Porto Alegre, e membro da Academia Rio Grandense de Letras. Também foi também colaborador de alguns jornais. Realizou pesquisa histórica e manteve um museu com peças relacionadas à história de nosso município. Entre suas obras, pode-se citar: As Canoas (1998); Da poeira de meus passos (1998); A agradável necessidade de escrever (2002); As bicicletas (2004); Os livros (2005); Ecos e Reflexos (2007); Saudade (2007). Faleceu em 21 de junho de 2010, em Porto Alegre.

- Giuseppe Garibaldi
Revolucionário italiano foi o homem cuja liderança possibilitou a unificação da Itália.
Forçado a deixar o país em 1834, ele passou algum, tempo nos Estados Unidos e lutou na Rebelião do Rio Grande do Sul, no Brasil, em 1836. Durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845), Giuseppe Garibaldi foi comandante da Armada da República de Piratini, quando a base se localizava na Barra do Rio Camaquã, entretanto, devido a várias circunstâncias como ataques das forças imperiais, tempestades na Lagoa dos Patos e a urgência de reparos nos barcos, Garibaldi passou a usar alternativamente o porto do Rio São Lourenço sob a proteção do Sobrado dos Santos Abreu. Neste intermezzo revolucionário às margens do São Lourenço, Garibaldi influenciou o menino Joaquim dos Santos Abreu, que visitava os barcos pela mão de Garibaldi e viria mais tarde a ser o vice-almirante Abreu, herói da Batalha de Riachuelo.

- Wilson Bauer Vargas
Wilson Bauer Vargas nasceu em 4 de maio de 1925 em São Lourenço do Sul. Ao longo de sua vida foi rotariano e sócio fundador da Cooperativa de Arroz de São Lourenço do Sul e sócio da Associação Comercial e Industrial São Lourenço do Sul, desde a sua criação. Durante os últimos anos de sua vida foi grande colaborador da Administração Municipal. Faleceu no dia 22 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário